Didática do Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02015888
Área Científica
Metodologias
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Um conhecimento mínimo de português de nível C1 é um requisito para a frequência de todos os seminários do curso.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino pretendem desenvolver a aprendizagem autónoma e o pensamento crítico. São encorajadas por isso as leituras orientadas, as discussões presenciais sobre questões que fundamentam o processo de ensino do PLNM e é estimulado o trabalho de planificação de unidades didáticas e de aulas que inclua a construção de materiais originais, em sintonia com princípios teóricos e didáticos previamente definidos, assim como a construção de instrumentos de avaliação.

Resultados de Aprendizagem

Ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:

1. Ao nível das competências gerais:

- definir, com orientação, objetivos de investigação adequados;

- selecionar, com autonomia, informação credível e relevante tendo em conta os seus objetivos de investigação;

 -planear e redigir um trabalho científico, bem como apresentá-lo oralmente.

2.Ao nível das competências específicas:

- operacionalizar o conhecimento científico-didático necessário no contexto de ensino do português como língua segunda (LS) e língua estrangeira (LE);

- ter uma visão crítica sobre métodos e estratégias de ensino do Português como LE e LS;

- conhecer ferramentas que permitam a planificação de unidades didáticas e aulas de Português como LE e LS;

- conhecer princípios de avaliação e construção de materiais didáticos;

- conhecer diferentes tipos de avaliação e os princípios básicos para a elaboração de instrumentos de avaliação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Textos programáticos e documentos de referência: o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

2. Princípios e metodologias do ensino do Português como L2.

3. Planificação de unidades didáticas para os vários níveis e competências do QECRL.

4. Materiais didáticos: definição, avaliação, construção.

4. Avaliação em L2. Tipos de avaliação. Princípios de construção de instrumentos de avaliação. O Portefolio Europeu das Línguas.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Isabel Pires Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 15.0%
Trabalho de síntese: 35.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Alderson, C., Clapham, C., Wall, D. (1995) Language test construction and evaluation. Cambridge: CUP.

Brown, D. (2001) Teaching by Principles. An Interactive Approach to Language Pedagogy. White Plains, NY: Pearson Longman.

Cook, V. (2008) Second Language Learning and Language Teaching. London: Hodder.

Lightbown, P., Spada, N. (2006) How languages are Learned. Oxford: OUP.

Nunan, D. (2006) Designing tasks for the communicative classroom. Cambridge: CUP.

Conselho da Europa (2002) Quadro europeu comum de referência para as línguas: aprendizagem, ensino e avaliação. Lisboa: Asa.

Richards, J. C., Renandya, W. (2002) Methodology in language teaching. An anthology of current practice. Cambridge: CUP.

Tomlinson, B. (ed.) (2003) Developing Materials for Language Teaching. London: Continuum.