Usos da Língua Portuguesa I

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02015877
Área Científica
Linguística
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Um conhecimento mínimo de português de nível C1 é um requisito para a frequência de todos os seminários do curso.  

Métodos de Ensino

O desenvolvimento dos temas  assenta em exposições e na leitura de textos de enquadramento, a complementar com tarefas de natureza interativa (com a docente e inter-pares) e de tratamentode dados empíricos. Assim, a metodologia utilizada interseta o método ativo e expositivo

Resultados de Aprendizagem

Este seminário visa promover uma reflexão sobre tópicos essenciais para o desenvolvimento da competência pragmática de falantes não nativos do Português, nomeadamente no âmbito da deixis social e dos atos discursivos, domínios do uso da língua particularmente sensíveis a questões de variação diafásica.

1. Competências gerais: ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:

- definir, com orientação, objetivos de investigação adequados;

- selecionar, com autonomia, informação credível e relevante tendo em conta os seus objetivos de investigação;

- planear e redigir um trabalho científico, bem como apresentá-lo oralmente.

2. Competências específicas:

- dominar os conceitos básicos tratados no programa;

- correlacionar um leque variado de estruturas linguísticas do Português com diferentes objetivos comunicativos e distintos contextos sociais de interação;

- identificar as estratégias discursivas que permitem expressar cortesia em Português, quer no plano das formas

Estágio(s)

Não

Programa

1. Competência linguística e competência comunicativa.

2. Deixis social. As formas de tratamento em Português. Contextos apropriados de uso das formas pronominais e nominais de tratamento.

3. O princípio da delicadeza. Noção de face. Estratégias de delicadeza positiva e negativa.

4. O que fazemos com as palavras: atos discursivos em Português.

4.1. Exprimir informações através de asserções. Asserções categóricas e asserções modalizadas: suportes linguísticos em Português.

4.2. Fazer perguntas. Diferentes tipos de perguntas em Português e respetivos suportes linguísticos.

4.3. Expressar solicitações (ordens, pedidos...) de forma direta e indireta.

3.4. Expressar estados psicológicos e emoções.

3.5. Assumir um compromisso.

4. Esquemas padronizados de interação em Português (pergunta/resposta, saudação/reação, pedido/aceitação ou recusa, afirmação/ manifestação de acordo ou refutação).

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Conceição Carapinha Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 15.0%
Trabalho de síntese: 35.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Barron, A. (2003). Acquisition in Interlanguage Pragmatics. Philadelphia: John Benjamins.

Brown, P., & Levinson, S. (1987). Politeness: some universals in language use. Cambridge: CUP.

Gouveia, C. (1996). Pragmática. In I.H.Faria, E.R.Pedro, I.Duarte, & C. Gouveia (orgs.) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa (pp.833-419). Lisboa: Caminho.

Huang, Y. (2007). Pragmatics. Oxford: OUP.

Kaspar, G., & Blum-Kulka, S. (eds.) (1993). Interlanguage Pragmatics. Oxford: OUP.

Kaspar, G., & Rose, K. (2002). Pragmatic Development in a Second Language. Oxford: Blackwell Publishing.

Lima, J. P. de (2007). Pragmática Linguística. Lisboa: Caminho.

Raposo, E. P., M.F. Nascimento, M.A.Mota, L.Segura, & A.Mendes (orgs.) (a publicar). Gramática do Português, vol.III. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Searle, J. (1969) Speech Acts. Cambridge: CUP