Usos da Língua Portuguesa I
1
2022-2023
02015877
Linguística
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Um conhecimento mínimo de português de nível C1 é um requisito para a frequência de todos os seminários do curso.
Métodos de Ensino
O desenvolvimento dos temas assenta em exposições e na leitura de textos de enquadramento, a complementar com tarefas de natureza interativa (com a docente e inter-pares) e de tratamentode dados empíricos. Assim, a metodologia utilizada interseta o método ativo e expositivo
Resultados de Aprendizagem
Este seminário visa promover uma reflexão sobre tópicos essenciais para o desenvolvimento da competência pragmática de falantes não nativos do Português, nomeadamente no âmbito da deixis social e dos atos discursivos, domínios do uso da língua particularmente sensíveis a questões de variação diafásica.
1. Competências gerais: ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:
- definir, com orientação, objetivos de investigação adequados;
- selecionar, com autonomia, informação credível e relevante tendo em conta os seus objetivos de investigação;
- planear e redigir um trabalho científico, bem como apresentá-lo oralmente.
2. Competências específicas:
- dominar os conceitos básicos tratados no programa;
- correlacionar um leque variado de estruturas linguísticas do Português com diferentes objetivos comunicativos e distintos contextos sociais de interação;
- identificar as estratégias discursivas que permitem expressar cortesia em Português, quer no plano das formas
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Competência linguística e competência comunicativa.
2. Deixis social. As formas de tratamento em Português. Contextos apropriados de uso das formas pronominais e nominais de tratamento.
3. O princípio da delicadeza. Noção de face. Estratégias de delicadeza positiva e negativa.
4. O que fazemos com as palavras: atos discursivos em Português.
4.1. Exprimir informações através de asserções. Asserções categóricas e asserções modalizadas: suportes linguísticos em Português.
4.2. Fazer perguntas. Diferentes tipos de perguntas em Português e respetivos suportes linguísticos.
4.3. Expressar solicitações (ordens, pedidos...) de forma direta e indireta.
3.4. Expressar estados psicológicos e emoções.
3.5. Assumir um compromisso.
4. Esquemas padronizados de interação em Português (pergunta/resposta, saudação/reação, pedido/aceitação ou recusa, afirmação/ manifestação de acordo ou refutação).
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Conceição Carapinha Rodrigues
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 15.0%
Trabalho de síntese: 35.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
Barron, A. (2003). Acquisition in Interlanguage Pragmatics. Philadelphia: John Benjamins.
Brown, P., & Levinson, S. (1987). Politeness: some universals in language use. Cambridge: CUP.
Gouveia, C. (1996). Pragmática. In I.H.Faria, E.R.Pedro, I.Duarte, & C. Gouveia (orgs.) Introdução à Linguística Geral e Portuguesa (pp.833-419). Lisboa: Caminho.
Huang, Y. (2007). Pragmatics. Oxford: OUP.
Kaspar, G., & Blum-Kulka, S. (eds.) (1993). Interlanguage Pragmatics. Oxford: OUP.
Kaspar, G., & Rose, K. (2002). Pragmatic Development in a Second Language. Oxford: Blackwell Publishing.
Lima, J. P. de (2007). Pragmática Linguística. Lisboa: Caminho.
Raposo, E. P., M.F. Nascimento, M.A.Mota, L.Segura, & A.Mendes (orgs.) (a publicar). Gramática do Português, vol.III. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Searle, J. (1969) Speech Acts. Cambridge: CUP