Estrutura da Língua Portuguesa I
1
2022-2023
02015866
Linguística
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Um conhecimento mínimo de português de nível C1 é um requisito para a frequência de todos os seminários do curso.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular combinam-se momentos expositivos (conceitos teóricos e metodológicos básicos), leituras orientadas de textos especializados de referência, exercícios de síntese e análise de corpora produzidos por falantes não nativos do português.
Resultados de Aprendizagem
Ao completar a unidade curricular, o/a estudante deverá ser capaz de:
1. Ao nível das competências gerais:
- definir, com orientação, objetivos de investigação;
- selecionar, com autonomia, informação relevante e de qualidade, tendo em conta os objetivos de investigação definidos;
- planificar e redigir um trabalho científico, bem como apresentá-lo e defendê-lo oralmente.
2. Ao nível das competências específicas:
- dominar os instrumentos metalinguísticos necessários para a descrição e análise fonológica e morfológica;
- conhecer aspetos essenciais da fonologia, morfologia e morfofonologia do português e perceber a sua relevância para o ensino de Português como língua não materna (PL2);
- analisar corpora de dados orais e escritos e neles identificar características da interlíngua do/a autor/a (de nível fonológico e morfológico) não coincidentes com a língua alvo.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Fonologia
1.1. Conceitos básicos de fonologia e instrumentos de descrição fonológica
1.2. Unidades fonológicas do português: identificação e descrição
1.3. Processos fonológicos: a realização fonética das unidades em contexto
1.4. Prosódia: sílaba, acento e entoação
1.5. Fonologia e grafia: a representação ortográfica do português
2. Morfologia
2.1. Conceitos básicos de morfologia e instrumentos de descrição morfológica
2.2. A estrutura interna da palavra: verbos e não verbos
2.3. Aspetos morfofonológicos da flexão: verbos e nomes/adjetivos
2.4. Processos de formação de palavras.
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Maria de Almeida Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
Câmara Jr., J. M. (1996). Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis, R. de Jan.:Vozes.
Duarte, I. (2000). Língua portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: U Aberta.
Freitas, M. & Santos, A. L. (2001). Contar (histórias de) sílabas. Lisboa: Colibri/APP.
Freitas, M., Rodrigues, C., Costa, T. & Castelo, A. (2012). Os sons que estão dentro das palavras. Lisboa: Colibri/APP.
Goldsmith, J. (Ed.) (1995). The Handbook of Phonological Theory. Oxford: Blackwell
Mateus, M. & Andrade, E. (2000). The Phonology of Portuguese. Oxford: O. University Press.
Mateus, M., Brito, A., Duarte, I. & Faria, I. (2006). Gramática da língua portuguesa. Lisboa: Caminho.
Mateus, M, Freitas, M. J. &Falé, I. (2005). Fonética e fonologia do Português. Lisboa: U. Aberta.
Rio-Torto, G. (1998). Morfologia derivacional. Teoria e aplicação ao português. Porto: P. Editora.
Rio-Torto, G., Rodrigues, A., Pereira, I., Pereira, R. & Ribeiro, S. (2013). Gramática derivacional do português. Coimbra: Imprensa da Universidade.