Projecto de Dissertação - RCSC

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
03011670
Área Científica
Ciências do Desporto -Ciências Sociais e do Comportamento
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Método de ensino presencial com sessões expositivas e com apoio tutorial. A componente  de prática laboratorial surge associada à resolução de situações problema e à utilização de software específico de pesquisa de bibliográfica e de acesso a diferentes fontes de informação. Na OT é  estimulada a participação dos estudantes para a apresentação oral e discussão de ideias, colocação de questões e dúvidas, fomentando uma aprendizagem interactiva entre os diferentes intervenientes no processo ensino-aprendizagem. Os estudantes são também estimulados a uma aprendizagem activa através da leitura de artigos e capítulos de livros, num mínimo de 20 artigos em inglês (20x4 horas) e 10 artigos em Português (10x2 horas). Assume-se que um artigo em inglês exige 4 horas de leitura e um artigo em português 2 horas.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular pretende desenvolver competências de natureza metodológica e de design experimental conducentes à elaboração de um projecto de dissertação no âmbito das Ciências do Desporto e áreas afins. Deste modo promove o desenvolvimentos das seguintes competências específicas:

[1] Pensamento crítico

[2] Formulação de questões de pesquisa

[3] Transformação de uma questão de pesquisa num projecto de pesquisa

[4] Pesquisa e consulta metódica de fontes bibliográficas, utilizando ferramentas electrónicas adequadas

[5] Analise e definição de metodologias

[6] Fazer opções em termos de análise e tratamento de dados.

Estágio(s)

Não

Programa

Etapas referentes ao projecto:[1] Escolha da temática do estudo; [2] Revisão da literatura / Revisão do estado da arte; [3] Conceptualização do problema; [4] Definição do objecto de estudo; [5] Definição das hipóteses / questões de pesquisa; [6] Definição da amostra; [7] Definição das variáveis a estudar (com base no problema pré-definido); [8] Selecção dos instrumentos de medida (questionários, equipamento laboratorial, etc.); [9] Definição dos procedimentos do estudo (com base nos instrumentos de medida seleccionados); [10] Cronograma geral do trabalho (definição clara das diferentes etapas, momentos de monitorização);

Etapas não integradas no projecto: [11] Recolha de dados; [12] Organização e limpeza dos dados; [13] Tratamento estatístico dos dados; [14] Apresentação dos resultados; [15] Discussão dos resultados; [16] Conclusões.

Métodos de Avaliação

Contínua
Elaboração de um projecto de dissertação: 100.0%

Bibliografia

[1]Delanty, G. (2000). Social Science: Beyond Constructivism and Realism. Buckingham: Open University Press.

[2]Smith, M.J. (1998). Social Science in question. London: Sage Publications.

[3]Thomas, J., Nelson, J., & Silverman, S. (2005). Research Methods in Physical Activity. Champaign, Illinois. Human Kinetics.

[4]Bryman, A. (2012). Social Research Methods (4th Edition). Oxford: Oxford University Press.

[5]Howell, D.C. (2010). Statistical Methods for Psychology (7th Edition). Belmont: Wadsworth.