Toxicologia Clínica

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
02015473
Área Científica
Ciências e Tecnologias da Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve possuir conhecimentos fundamentais de Química Orgânica, Química Analítica, Biologia Molecular, Bioquímica, Anatomofisiologia, Patologia, Bioquímica Clínica, Farmacologia e Toxicologia bem como da língua Inglesa.    

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas são leccionados os conceitos sobre os mecanismos de desregulação dos diferentes órgãos induzida por xenobióticos, procurando integrar essa informação com a orientação para a procura e aquisição de conhecimentos. Os estudantes intervêm durante a aula analisando casos práticos que proporcionem aquisição e aplicação de novos conhecimentos.

As aulas laboratoriais facilitam a consolidação de conceitos e pretendem ensinar os estudantes a estar no Laboratório, a pensar, a identificar e a resolver problemas, a apresentar e a discutir os resultados obtidos.

Resultados de Aprendizagem

A Toxicologia Clínica estuda do ponto de vista clínico, analítico e experimental os aspectos da exposição do homem a diferentes tóxicos, os mecanismos de actuação, as manifestações clínicas e as metodologias de diagnóstico. Trata também da toxicologia dos medicamentos, incluindo a monitorização terapêutica de fármacos, os seus efeitos adversos, interacções medicamentosas e de susceptibilidade individual, o desenvolvimento de novos fármacos, o estudo das drogas de abuso, a análise e o controlo anti-doping.

O principal objectivo é permitir a aquisição de conhecimentos sobre a disposição dos diferentes tóxicos no organismo, para (i) perceber quais os factores que influenciam os efeitos tóxicos (ii) saber quais os tipos de efeitos tóxicos e seus mecanismos (iii) saber analisar as alterações nos biomarcadores dos diferentes órgãos para entender os mecanismos de toxicidade e preconizar o diagnóstico (iv) e adquirir conhecimentos que lhe sejam úteis no desenvolvimento de novos fármacos.

Estágio(s)

Não

Programa

Teórica

Revisão geral sobre fundamentos de Toxicologia; Toxicocinética. Toxicodinâmica de Fármacos: Avaliação dos Mecanismos de ação tóxica e diagnóstico clínico: Hematotoxicidade, Hepatotoxicidade, Nefrotoxicidade, Genotoxicidade, Cardiotoxicidade e seus biomarcadores de previsão. Mecanismos de toxicidade mitocondrial. Monitorização da terapêutica e controlo biológico do paciente. Toxicologia Clínica no desenvolvimento de novos medicamentos

Controlo anti-doping e análise de drogas de abuso; aspetos analíticos

- Mecanismos moleculares da ação hemolítica e avaliação dos efeitos genotóxicos de fármacos

- Monitorização da terapêutica, curva de concentração plasmática/dose e seu significado

- Avaliação dos mecanismos mitocondriais de toxicidade hepática e cardíaca

- Avaliação e biomarcadores de previsão de toxicidade nos diferentes órgãos

- Drogas de abuso e controlo da dopagem. Testes de triagem e confirmação. Controlo de falsos positivos e falsos negativos em métodos fluorescentes.

Docente(s) responsável(eis)

José Barata Antunes Custódio

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação de artigos científicos: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 15.0%
Projecto: 15.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

- Human Toxicology of Chemical Mixtures. Harold I. Zeliger (editor). William Andrew Publishing, 2011.

- CASARETT AND DOULL’S Toxicology: the basic science of poisons. 8th Ed. Curtis D. Klaassen, Editor. USA: McGraw-Hill Companies, 2013.

- Period Journals of Basic & Clinical Pharmacology & Toxicology