Microbiologia Alimentar

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02015074
Área Científica
Ciências e Tecnologias da Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Microbiologia.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas serão apresentadas sob a forma de temas pelos docentes especialistas nas diversas áreas, recorrendo a apresentações de Power-Point.

As aulas teórico práticas terão um cariz expositivo de casos práticos com análise interpretação e discussão; leitura, análise e interpretação de artigos científicos e haverá apresentação de trabalhos propostos aos estudantes

Na aula laboratorial far-se-á a análise microbiológica de um alimento.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como principal objectivo dar a conhecer os microrganismos que podem contaminar os alimentos e água, e sua importância como agentes etiológicos no desenvolvimento da doença e na preservação dos alimentos, numa perspectiva de segurança alimentar e redução e prevenção de riscos para a Saúde Pública. Os estudantes deverão conhecer os principais microrganismos potencialmente patogénicos susceptíveis de contaminarem os alimentos, as doenças que provocam, os grupos de risco, as vias de contaminação do alimento e de transmissão para o hospedeiro.

Nesta base pretende-se que os estudantes consigam:

i. Em função do tipo alimento, do seu processamento e preservação, avaliar quais os microrganismos patogénicos ou com potencialidade patogénica que podem contaminar o alimento.

ii. Conhecer as vias de contaminação dos alimentos

iii. Evitar ou minimizar a sua contaminação durante o processo de processamento e armazenamento.

Estágio(s)

Não

Programa

ntrodução à Microbiologia Alimentar. Factores que influenciam o crescimento bacteriano nos alimentos. Preservação destes.

Agentes de doenças de origem alimentar: características gerais, patogénese, vias de transmissão, reservatórios e formas de prevenção. Bactérias responsáveis por intoxicações e gastroenterites: Enterobactérias, Aeromonas e Plesiomonas sp, Bacillus cereus, Campylobacter jejuni, Clostridium botulinum, C.perfrigens, Listeria monocytogenes, Mycobacterium sp, Brucella sp, Leptospira sp, Staphylococcus aureus, Vibrio sp, Yersinia enterocolitica e outras.

Vírus responsáveis por doenças de origem alimentar: vírus da hepatite A, vírus da hepatite E, rotavírus, calicivírus, adenovírus entéricos, e astrovírus

Parasitas e doenças de origem alimentar. Parasitas de origem alimentar emergentes. Parasitas transmitidos por alimentos, água, carne, peixe e moluscos: Giardia lamblia, Cryptosporidium, Toxoplasma gondii, Trichinella, Echinococcus, Taenia solium/T. saginata.

Docente(s) responsável(eis)

Olga Maria Antunes Rodrigues Carvalho Cardoso

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Willey JM, Sherwood LM and Wolverton CJ. Prescott’s Microbiology, 10th ed, MacGraw-Hill Companies, NY, 2017

Doyle MP & Beuchanan LR. Food Microbiology: Fundamentals and Frontiers. 4rd Edition. ASM Press. 2013.

Bell C, Neaves P & Williams AP. Food Microbiology and Laboratory Practice. Blackwell Science. 2005.

Entis P. Food Safety: Old Habits, New Perspectives. ASM Press. 2007.

Montville TJ, Mattews KR and Kniel KE.  Food Microbiology: an introduction. ASM Press. 3rd edition. 2012.