Ciências, Saúde e Sociedade

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03010738
Área Científica
Ciências, saúde e Sociedade
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino:

O Seminário funcionará em regime de avaliação contínua: apresentação de conteúdos, esclarecimento de dúvidas e orientação de tarefas pelos professores; apresentação e debate de comentários e de tarefas pelos estudantes. Está prevista a realização de conferências por investigadores/professores externos.

Resultados de Aprendizagem

1. Aprofundamento de competências em investigação em história da ciência, em particular na história das ciências da saúde

2. Desenvolvimento de competências de carácter interdisciplinar e de âmbito cultural aberta tanto a públicos provenientes das ciências sociais e humanas como de outras áreas e profissões das ciências da saúde e da vida

3. Contribuir para a compreensão da sociedade portuguesa no contexto internacional tendo como objetos de estudo as ciências da saúde e da vida, as práticas científicas daí resultantes, instituições e protagonistas

4. Aquisição de competências ao nível da história das ciências da saúde, nomeadamente no que diz respeito a realidade portuguesa, articulando a ciência com as práticas científicas, relacionando-as sempre com o respectivo contexto nacional e internacional.

5. Aquisição de competências para compreender as reconfigurações que hoje se operam nas ciências e práticas científicas no domínio das ciências da saúde e da vida.     

Estágio(s)

Não

Programa

1. Fontes e bibliografia para a história da ciência em Portugal

2. Medicina, Higiene e Saúde pública: perspectiva histórica e socio-jurídica

3. Farmácia, terapêuticas e tecnologias da saúde perspectiva histórica e socio-jurídica

4. Psiquiatria e saúde mental perspectiva histórica e socio-jurídica

5. Instituições: legados artísticos, jurídicos, assistenciais e escolas científicas

6. Educação para a saúde, bioética e ciências da vida: perspectiva histórica e social   

Docente(s) responsável(eis)

Ana Leonor Dias Conceição Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Metodologia de avaliação: Para além dos vectores obrigatórios de avaliação — elaboração e entrega de um trabalho de investigação bibliográfica e documental (15 p. de texto e notas) e de uma recensão crítica (6 p. de texto) —, apela-se à frequência das e à participação informal nas aulas, à preparação e apresentação de temas, à organização de conferências-debate e de visitas de estudo, etc: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

BANDEIRA, Romero - Medicina de Catástrofe. Da exemplificação histórica à iatroética, Porto, UPorto Editorial, 2008.

BERRIOS, German - History of mental symptoms, Cambridge, Cambridge University Press, 1996.

BOURDELAIS, Patrice; FAURE, Olivier - Les nouvelles pratiques de santé: acteurs, objets, logiques sociales (XVIIIe-XXe siècles), Paris, Belin, 2005.

LOPEZ PIÑERO, J. M. - La medicina en la historia, Madrid, La Esfera de los Livros, 2002.

PEREIRA, Ana Leonor - Darwin em Portugal. Filosofia, História. Engenharia Social (1865-1914), Coimbra, Almedina, 2001.

PITA, João Rui - História da farmácia, 3ª ed., Coimbra, MinervaCoimbra, 2007.

PITA, João Rui; PEREIRA, Ana Leonor - Rotas da Natureza. Cientistas, viagens, expedições e instituições, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006 (colecção “Ciências e Culturas”)

ROSEN, George - A history of public health, Johns Hopkins University Press, 1993.