Comunicação Educação
1
2022-2023
03010727
Comunicação e Educação
Português
Presencial
Semestral
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino:
O Seminário funcionará em regime de avaliação contínua: apresentação de conteúdos, esclarecimento de dúvidas e orientação de tarefas pelos professores; apresentação e debate de comentários e de tarefas pelos estudantes. Está prevista a realização de conferências por investigadores/professores externos.
Resultados de Aprendizagem
1. Desenvolver ferramentas de investigação que forneçam o necessário domínio das metodologias adequadas à investigação que se propõem fazer.
2. Caracterizar o papel da comunicação e da educação nas sociedades contemporâneas para a formação e lutas pelo reconhecimento das identidades.
3. Obter uma compreensão avançada das relações sociais, culturais e políticas estabelecidas pela comunicação e pela educação.
4. Interpretar os fenómenos comunicacionais e educacionais a partir das teorias da democracia.
5. Compreender as potencialidades e as distopias dos novos meios de comunicação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Noções de metodologias e pesquisas em Comunicação e em Educação Contemporâneas.
2. Comunicação, Espaço Público e Poder Discursivo.
3. Ética e comunicação.
4. A história social da Criança e da Família.
5. O processo de escolarização e a sociedade portuguesa contemporânea.
6. Educação e cidadania.
Docente(s) responsável(eis)
Armanda Pinto Mota Matos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Metodologia de avaliação: Para além dos vectores obrigatórios de avaliação — elaboração e entrega de um trabalho de investigação bibliográfica e documental (15 p. de texto e notas) e de uma recensão crítica (6 p. de texto) —, apela-se à frequência das e à participação informal nas aulas, à preparação e apresentação de temas, à organização de conferências-debate e de visitas de estudo, etc.: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%
Bibliografia
FERIN, I.; SANTOS, C. A.; SILVEIRINHA, M. J.; PEIXINHO, A. T., (2004), Media, Imigração e Minorias Étnicas, Lisboa, ACIME/Observatório da Imigração.
FERREIRA, A. G.; MOTA, L. (2009), «Do Magistério Primário a Bolonha. Políticas de formação de professores do ensino primário», Exedra. Coimbra,ESEC/IPC, n.º 1, Junho de 2009, pp. 69-90.
FERREIRA, A. G.; MOTA, L. , (2009), «La construcción de la modernidad y las influencias alemanas en la educación en Portugal. Jaime Moniz y la reforma de la enseñanza secundaria», DÍAZ, J. M. H. Coord. – Influencias Alemanas en la Educación Española e Iberoamericana, Salamanca, Globalia Ediciones Anthema, pp. 519-534.
VARGUES, I. N. (2007), “Espaço público e história da comunicação contemporânea: os casos Dreyfus, ‘Guerra dos Mundos’ e Watergate”, Separata de Espaços públicos, Poder e Comunicação, Public Spaces, Power and Communication, org. de Edmundo Balsemão Pires, Porto, Edições Afrontamento, pp.197-208.