Políticas e Ideologia

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03010705
Área Científica
Políticas e Ideologias
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Metodologia de ensino:

O Seminário funcionará em regime de avaliação contínua: apresentação de conteúdos, esclarecimento de dúvidas e orientação de tarefas pelos professores; apresentação e debate de comentários e de tarefas pelos estudantes. Está prevista a realização de conferências por investigadores/professores externos.

Resultados de Aprendizagem

1. Aquisição de conhecimentos nas áreas de História Contemporânea, Ciência Política e Estudos Europeus.

2. Promoção de estudos comparados no âmbito das Políticas e Ideologias.

3. Reflexão sobre conceitos, problemáticas e modelos teóricos, estimulando o conhecimento inovador.

4. Desenvolvimento de competências de carácter inter e transdisciplinar.

5. Aprofundamento de competências de investigação em História Contemporânea, Ciência Política e Estudos Europeus.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Correntes ideológicas e grandes conflitos na Europa do século XX: Democracias, Socialismos e Fascismos. As sociedades internacionais e os caminhos da globalização.

2. Monarquia, República, Ditadura — regimes e revoluções políticas. Estados Novos e Estado Novo: “fascismos”, “corporativismos”, “Estados Sociais”, exílios e oposições.

3. Fronteiras da Democracia e fronteiras da Cidadania.

4. Colonialismo, anticolonialismo e identidades nacionais.

5. A integração na “Europa”: globalização, federalismo e neoliberalismo.

6. Regiões e relações transatlânticas.   

Docente(s) responsável(eis)

João Luís Jesus Fernandes

Métodos de Avaliação

Avaliação
Metodologia de avaliação: Para além dos vectores obrigatórios de avaliação — elaboração e entrega de um trabalho de investigação bibliográfica e documental (15 p. de texto e notas) e de uma recensão crítica (6 p. de texto) —, apela-se à frequência das e à participação informal nas aulas, à preparação e apresentação de temas, à organização de conferências-debate e de visitas de estudo, etc.: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

FERREIRA, José Medeiros – Portugal em transe, vol. 8 da História de Portugal, coordenada por José Mattoso, Lisboa, Círculo de Leitores, 2001.

MARTINS, Rui Cunha – O Método da Fronteira, Coimbra, Almedina, 2008.

NETO, Vítor - Estado, Igreja e Anticlericalismo na 1ª República, Coimbra, Faculdade de Letras – CEIS20, 2002.

RAMOS, Rui, A Segunda Fundação, vol. VI da História de Portugal, coordenada por José Mattoso, Lisboa, Círculo de Leitores, 1994.

RIBEIRO, Maria Manuela Tavares – A ideia de Europa. Uma perspectiva histórica, Coimbra, Quarteto, 2003.

ROSAS, Fernando (coord.) - Portugal e o Estado Novo (1930-1960), Lisboa, Presença, 1992, vol. da Nova História de Portugal, coordenada por Joel Serrão e A. H.  Oliveira Marques.

ROSAS, Fernando e Brandão de Brito (coordenadores) - Dicionário de História de Estado Novo, Lisboa, Círculo de Leitores, 1996.

TORGAL, Luís Reis – Estados Novos, Estado Novo, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2010 (2.ª edição).