Módulo A - Etnofarmacologia e Fitoquímica Fundamental

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02014882
Área Científica
Ciências Farmacêuticas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Os conhecimentos mínimos recomendados enquadram-se no que é leccionado em Cursos de 1º Ciclo nas áreas da Farmácia, Medicina, Biologia, Ciências Agrárias, Química, Bioquímica e outros cursos afins.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas expositivas com uma forte componente de diálogo e aplicação a casos práticos, recorrendo essencialmente a meios audiovisuais (“data show”) e uma saída de campo.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se atingir as competências e os objectivos seguintes:

- Reconhecer a importância dos produtos de origem natural na descoberta de novos fármacos.

- Conferir conhecimentos sólidos sobre plantas medicinais e seus metabolitos bioactivos, que vão desde a quimiotaxonomia e etnofarmacologia até à caracterização fitoquímica e relação estrutura/atividade.

Estágio(s)

Não

Programa

A importância das plantas medicinais como recurso terapêutico. Critérios e metodologias de selecção de matérias-primas: etnobotânica, etnofarmacologia e quimiotaxonomia.

Princípios da etnofarmacologia; exemplos de sucesso na terapêutica.

Química de produtos naturais: metabolitos com interesse terapêutico, pertencentes ao grupo dos glúcidos, lípidos, compostos fenólicos, terpenos, esteróides e alcalóides. Destaque para os seguintes aspectos: biossíntese, características estruturais, actividade farmacológica e mecanismos de acção, principais fontes naturais e aplicações terapêuticas.

Docente(s) responsável(eis)

Lígia Maria Ribeiro Pires Salgueiro da Silva Couto

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação desta unidade curricular inclui vários mini-testes e avaliação contínua de acordo com o definido pela equipa docente. : 100.0%

Bibliografia

- Proença da Cunha, A. et al. Farmacognosia e Fitoquímica. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2010

- Simões CMO et al. Farmacognosia – da planta ao medicamento, 5ª ed., Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.

- Tavares AC. et al. Plantas aromáticas e medicinais – Escola Médica do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2009

 

Several scientific articles on medicinal plants and bioactive metabolites