Avaliação Farmacoterapêutica em Cuidados Primários de Saúde

Ano
5
Ano lectivo
2023-2024
Código
02014389
Área Científica
Opcional
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de fisiopatologia, farmacologia e farmacoterapia.

Métodos de Ensino

Tratando-se de uma unidade curricular opcional que funciona até ao número máximo de 40 estudantes, permite que as aulas sejam secções práticas de resolução de casos clínicos reais de Acompanhamento Farmacoterapêutico. São discutidas as diversas opções terapêuticas tendo em conta a condição clínica do doente mas também, os resultados clínicos obtidos.

Sendo o objetivo da unidade curricular a apresentação, análise e discussão de casos clínicos reais.

Resultados de Aprendizagem

“A primeira responsabilidade do farmacêutico é para com a saúde e o bem-estar do doente” - o envolvimento do farmacêutico na avaliação dos resultados clínicos produzidos pelos medicamentos pode contribuir para a redução da morbimortalidade relacionada com os mesmos, auxiliando os doentes a obterem o máximo benefício da sua medicação. O farmacêutico deve possuir conhecimentos gerais e específicos que lhe permitam assistir o doente tanto na cedência como no seguimento da farmacoterapia, interagindo com ele e com os outros profissionais de saúde com o objetivo último da melhoria da qualidade de vida do doente. Esta unidade curricular contempla os aspetos apontados e permite ao estudante adquirir competências relacionadas com a aproximação ao doente, à identificação da situação clínica, à avaliação farmacoterapêutica, ao estabelecimento de critérios de monitorização para avaliação dos resultados do tratamento e a informação e comunicação ao doente e aos outros profissionais de saúde.

Estágio(s)

Não

Programa

Apresentação da unidade curricular: objetivos e competências a desenvolver, conteúdos programáticos,

metodologia de avaliação.

1 - Identificação das necessidades de saúde da população

2 - Aquisição de competências relacionadas com a aproximação ao doente, à identificação da situação clínica, à avaliação farmacoterapêutica, ao estabelecimento de critérios de monitorização para avaliação dos resultados do tratamento e a informação e comunicação ao doente e aos outros profissionais de saúde.

2.1 - Importância da informação sobre medicamentos no papel clínico do farmacêutico;

2.2 - Competências essenciais da comunicação interpessoal em Farmácia;

2.3 - Relevância do treino em comunicação para os cuidados de saúde;

2.4 - Importância da interpretação de resultados laboratoriais na prática farmacêutica;

3 - "Clinical Role of Pharmacist: Facts e opportunites."

3.1 - Acompanhamento Farmacoterapêutico – Serviço clínico/Farmacêutico clínico

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Vitória Neves de Figueiredo Santos Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
outra: 25.0%
Exame: 75.0%

Bibliografia

Castel-Branco M.M; Caramona M.M; Fernandez-Llimos F; Figueiredo I.V. Implementation needs for new pharmaceutical services focus on the patient. Acta Farmacêutica Portuguesa. (2013) 2:1; 15-20 / M. M. Castel-Branco, M.M.Caramona, F.Fernandez-Llimos, I.V.Figueiredo – Necessidades reais de implementação de novos serviços farmacêuticos centrados no doente. Acta Farmacêutica Portuguesa. 1:2 (2012) 15-22. / M.M. Castel-Branco, A.T.Santos, R.M.Carvalho, M.M.Caramona, L.M.Santiago, F.Fernandez-Llimos, I.V.Figueiredo – As bases farmacológicas dos cuidados farmacêuticos: o caso dos AINEs. Acta Farmacêutica Portuguesa. 2:2 (2013) 19-27. / I.V.Figueiredo, M.M.Caramona, F.Fernandez-Llimos, M.M.Castel-Branco – Resultados de serviços farmacêuticos centrados no doente implementados em Portugal. Acta Farmacêutica Portuguesa. 3:1 (2014) 15-22.