Recent Developments in Organizational Psychology/Desenvolvim.Recentes em Psicologia Organizacional

Ano
1
Ano lectivo
2016-2017
Código
02014234
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Método expositivo; seminários com convidados externos; trabalho em grupo; análise e discussão de textos seleccionados; exercícios.

Resultados de Aprendizagem

Proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre desenvolvimentos recentes relativamente a tópicos como selecção, formação, motivação no trabalho, diversidade e justiça organizacional. Outros tópicos actuais serão especificados para cada nova edição. Para as diferentes partes que constituem o programa desta unidade curricular será fornecida informação de base, será desenvolvida a fundamentação teórica, assim como será estimulada a análise e a reflexão crítica dos estudantes. 

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução: uma visão global da unidade curricular,

Investigação e Intervenção em Psicologia Organizacional,

Desenvolvimentos recentes em selecção,

Desenvolvimentos recentes em formação,

Desenvolvimentos recentes em participação e envolvimento dos colaboradores,

Preconceitos, estereótipos e discriminação no trabalho.

Diversidade no local de trabalho. 

Desigualdades e diferenças individuais: poder, estatuto e controlo.

Desigualdade e dispersão (salário, estatuto, poder).

Síntese e apresentação de trabalhos dos estudantes.

Docente(s) responsável(eis)

Leonor Maria Gonçalves Pacheco Pais

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho individual, discussão e exame. Instruções específicas para a avaliação desta unidade curricular serão anualmente apresentadas na 1ª aula.: 100.0%

Bibliografia

Morgeson,F.P.,&Dierdorff,E. C.(2011).Work analysis:From technique to theory.In S. Zedeck(Ed.),APA Handbook of Industrial and Organizational Psychology:Selecting and developing members for the organization (V.2).Washington,DC: APA,pp.3-41

Briner,R.B.,&Rousseau,D.M.(2011).Evidence-based I-O Psychology:Not there yet.Industrial and Organizational Psychology:Perspectives on Science and Practice,4(1),3-22

Sackett,P.R.,&Lievens,F.(2008).Personnel selection.Annual Review of Psychology,59, 419-450.DOI:10.1146/annurev.psych.59.103006.093716

Blume,B.D.,Ford,J. K.,Baldwin,T.T.,& Huang,J. L.(2010).Transfer of training.Journal of Management,36(4), 1065-1105 DOI:10.1177/0149206309352880

Christian,M.S.,Garza,A.S.,&Slaughter,J.E.(2011).Work engagement:A quantitative review and test of its relations with task and contextual performance.Personnel Psychology,64,89-136

Christie and Barling(2010).Beyond status:Relating status inequality to performance and health in teams.Journal of A.Psychology,95,920-934