Aprendizagem Experiencial em Trabalho de Equipa I
1
2019-2020
02014058
Psicologia
Inglês
Presencial
Semestral
4.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Dinâmica de Grupos.
Métodos de Ensino
As sessões encontram-se organizadas em torno de um conjunto de situações experienciais, em contexto outdoor, envolvendo dinâmicas interpessoais, intra e intergrupais.
Cada situação-prova proposta aos participantes contém três momentos: briefing; realização do(s) exercício(s); debriefing.
Resultados de Aprendizagem
A presente unidade curricular focaliza os Processos Grupais e o trabalho em equipa. Com base na articulação entre a componente experiencial (de realização de actividades/exercícios em grupo) e a componente conceptual (de contínua reflexão sobre o vivenciado), pretende-se que os alunos integrem um conjunto de aprendizagens realizadas ao longo do seu percurso formativo, reforçando, nomeadamente, as suas competências de análise/diagnóstico e de intervenção no trabalho em e com equipas.
Resultados de aprendizagem
Competências de análise e de intervenção no domínio do teambuilding e do trabalho em equipa.
Estágio(s)
NãoPrograma
O conjunto de atividades propostas ao longo das sessões organiza-se em torno dos seguintes tópicos:
- Noção de grupo.
- Desenvolvimento grupal.
- Liderança.
- Resolução de Problemas e Tomada de Decisão.
- Gestão de Conflitos.
- Comunicação.
- Eficácia.
- Relações intergrupo.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Ensaio de reflexão individual sobre o vivido em Outdoor : 20.0%
Realização de trabalho em grupo : 80.0%
Bibliografia
Beard, C & Wilson, J (2006) Experiential Learning: A Best Practice Handbook for Trainers and Educators, London: Kogan Page.
Klein, C., DiazGranados, D., Salas, E., Le, H., Burke, C. S., Lyons, R., & Goodwin, G. F. (2009). Does Teambuilding Work?. Small Group Research, 40 , 181 – 222
Newstrom, J. W. & Scanell, E. (1980). Games Trainers Play: Experiential Learning Exercises. New York : Mcgraw-Hill
Scanell, E. & Newstrom, J. W. (1991). Still More Games Trainers Play: Experiential Learning Exercises. New York : Mcgraw-Hill.
Silberman, M. (ed.) (2007). The Handbook of Experiential Learning. San Francisco: John Wiley & Sons.
Stott, K., & Walker, A. (1995). Teams Teamwork And Teambuilding: The Manager's Complete Guide To Teams In Organisations. New York : Prentice Hall.
Thigarajan, S., & Parker, G. (1999). Teamwork And Teamplay: Games And Activities For Building And Training Teams. San Francisco: Jossey-Bass
Williams, S., Graham, T.S. & Baker, B (2002). Evaluating outdoor experiential training for leadership and team building. Journal of Management Development, 22(1), 45-59.