Aprendizagem Experiencial em Trabalho de Equipa I

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02014058
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Dinâmica de Grupos.

Métodos de Ensino

As sessões encontram-se organizadas em torno de um conjunto de situações experienciais, em contexto outdoor, envolvendo dinâmicas interpessoais, intra e intergrupais. 

Cada situação-prova proposta aos participantes contém três momentos: briefing; realização do(s) exercício(s); debriefing.

Resultados de Aprendizagem

A presente unidade curricular focaliza os Processos Grupais e o trabalho em equipa. Com base na articulação entre a componente experiencial (de realização de actividades/exercícios em grupo) e a componente conceptual (de contínua reflexão sobre o vivenciado), pretende-se que os alunos integrem um conjunto de aprendizagens realizadas ao longo do seu percurso formativo, reforçando, nomeadamente, as suas competências de análise/diagnóstico e de intervenção no trabalho em e com equipas.

Resultados de aprendizagem

Competências de análise e de intervenção no domínio do teambuilding e do trabalho em equipa.

Estágio(s)

Não

Programa

O conjunto de atividades propostas ao longo das sessões organiza-se em torno dos seguintes tópicos:

- Noção de grupo.

- Desenvolvimento grupal.

- Liderança.

- Resolução de Problemas e Tomada de Decisão.

- Gestão de Conflitos.

- Comunicação.

- Eficácia.

- Relações intergrupo.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Ensaio de reflexão individual sobre o vivido em Outdoor : 20.0%
Realização de trabalho em grupo : 80.0%

Bibliografia

Beard, C & Wilson, J (2006) Experiential Learning: A Best Practice Handbook for Trainers and Educators, London: Kogan Page.

Klein, C., DiazGranados, D., Salas, E., Le, H., Burke, C. S., Lyons, R., & Goodwin, G. F. (2009). Does Teambuilding Work?.  Small Group Research, 40 , 181 – 222

Newstrom, J. W. & Scanell, E. (1980).  Games Trainers Play: Experiential Learning Exercises. New York : Mcgraw-Hill

Scanell, E. & Newstrom, J. W. (1991). Still More Games Trainers Play: Experiential Learning Exercises. New York : Mcgraw-Hill.

Silberman, M. (ed.) (2007). The Handbook of Experiential Learning. San Francisco: John Wiley & Sons.

Stott, K., & Walker, A. (1995). Teams Teamwork And Teambuilding: The Manager's Complete Guide To Teams In Organisations. New York : Prentice Hall.

Thigarajan, S., & Parker, G. (1999). Teamwork And Teamplay: Games And Activities For Building And Training Teams. San Francisco: Jossey-Bass

Williams, S., Graham, T.S. & Baker, B (2002). Evaluating outdoor experiential training for leadership and team building. Journal of Management Development, 22(1), 45-59.