Técnicas de Intervenção e Avaliação da Intervenção
2
2021-2022
02014014
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Licenciatura em psicologia.
Métodos de Ensino
Exposições seguidas de discussão, demonstrações seguidas por desempenho orientado, trabalhos seguidos de feedback.
Resultados de Aprendizagem
Conhece e compreende as características dos diferentes modelos e estratégias usadas nas intervenções e suas avaliações em POTRH.
Conhece e descreve diferentes desenhos, técnicas e procedimentos de avaliação de intervenção.
Compreende a produção de ação e conhecimento em POTRH como um processo contínuo de inferências e a avaliação da qualidade desse processo (externo, interno, validade de construtor e estatística /relacional) como uma avaliação dessas inferências.
Compreende e tem as competências para usar a qualidade e a quantidade como referência para medição dos fenómenos em POTRH.
Tem o conhecimento e as competências para construir e/ou usar processos de produção de dados/informação (questionamento, observação e informação não invasiva).
Tem o conhecimento e a competência para usar os diferentes processos de comunicação para reportar os resultados do trabalho realizado e para a intervenção e/ou avaliação.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Intervenção em POTRH: contextos, conceitos e definições
2.Modelos de intervenção em POTRH
3.Etapas e processos de intervenção
4.Desenhos de intervenção em POTRH: não experimentais, pré-experimentais, quase-experimentais e experimentais
5.Avaliação de intervenções em POTRH: conceitos, tipos e abordagens.
6.Processo e desenho da avaliação: integrando conhecimento global e local, e as perspectivas das diversas partes interessadas
7.O papel do consultor e os de outras partes interessadas
8.Técnicas qualitativas em avaliação de intervenções: entrevistas, técnicas grupais.
9.Comunicação da avaliação a diferentes públicos.
Docente(s) responsável(eis)
Nuno Manuel Gameiro Rebelo dos Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Discussão do trabalho de síntese e exame oral sobre todos os conteúdos da unidade curricular : 50.0%
Bibliografia
Cook, T.D. y Campbell, D.T. (1979). Quasi-experimentation: Design and analysis issues for field settings. Chicago, IL: Rand McNally.
Creswell, J. W. (2003). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (2º ed.) London: SAGE Publishers.
Dalgleish, M. & Jacobs, R. (2002). Maximizing and maintaining the impact of psychological interventions. In I. T Robertson, M. Callinan and Dave Bartram (Eds), Organizational Effectiveness: The role of psychology (61-81). West Sessex,UK: John Wiley & Sons.
Denzin, N. K. & Lincoln , Y. S. (2005). The sage handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications.
Fitz-Gibbon, & Morris, L.L. (1987). How to design a program evaluation. Newbury Park, CA: Sage.
Grant, A.M. & Wall, T.D. (2009) The Neglected Science and Art of Quasi-Experimentation: Why-to, When-to, and How-to Advice for Organizational Researchers. Organizational Research Methods, 12, 653-686.
Innes, J. (2009). The interview book: your definitive guide t