Técnicas de Intervenção e Avaliação da Intervenção

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
02014014
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Licenciatura em psicologia.

Métodos de Ensino

Exposições seguidas de discussão, demonstrações seguidas por desempenho orientado, trabalhos seguidos de feedback.

Resultados de Aprendizagem

Conhece e compreende as características dos diferentes modelos e estratégias usadas nas intervenções e suas avaliações em POTRH.

Conhece e descreve diferentes desenhos, técnicas e procedimentos de avaliação de intervenção.

Compreende a produção de ação e conhecimento em POTRH como um processo contínuo de inferências e a avaliação da qualidade desse processo (externo, interno, validade de construtor e estatística /relacional) como uma avaliação dessas inferências.

Compreende e tem as competências para usar a qualidade e a quantidade como referência para medição dos fenómenos em POTRH.

Tem o conhecimento e as competências para construir e/ou usar processos de produção de dados/informação (questionamento, observação e informação não invasiva).

Tem o conhecimento e a competência para usar os diferentes processos de comunicação para reportar os resultados do trabalho realizado e para a intervenção e/ou avaliação.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Intervenção em POTRH: contextos, conceitos e definições

2.Modelos de intervenção em POTRH

3.Etapas e processos de intervenção

4.Desenhos de intervenção em POTRH: não experimentais, pré-experimentais, quase-experimentais e experimentais

5.Avaliação de intervenções em POTRH: conceitos, tipos e abordagens.

6.Processo e desenho da avaliação: integrando conhecimento global e local, e as perspectivas das diversas partes interessadas

7.O papel do consultor e os de outras partes interessadas

8.Técnicas qualitativas em avaliação de intervenções: entrevistas, técnicas grupais.

9.Comunicação da avaliação a diferentes públicos.

Docente(s) responsável(eis)

Nuno Manuel Gameiro Rebelo dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Discussão do trabalho de síntese e exame oral sobre todos os conteúdos da unidade curricular : 50.0%

Bibliografia

Cook, T.D. y Campbell, D.T. (1979). Quasi-experimentation: Design and analysis issues for field settings. Chicago, IL: Rand McNally.

Creswell, J. W. (2003). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (2º ed.) London: SAGE Publishers.

Dalgleish, M. & Jacobs, R. (2002). Maximizing and maintaining the impact of psychological interventions. In  I. T Robertson, M. Callinan and Dave Bartram (Eds), Organizational Effectiveness: The role of psychology (61-81). West Sessex,UK: John Wiley & Sons.

Denzin, N. K. & Lincoln , Y. S. (2005). The sage handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications.

Fitz-Gibbon, & Morris, L.L. (1987). How to design a program evaluation. Newbury Park, CA: Sage.

Grant, A.M. & Wall, T.D. (2009) The Neglected Science and Art of Quasi-Experimentation: Why-to, When-to, and How-to Advice for Organizational Researchers. Organizational Research Methods, 12, 653-686.

Innes, J. (2009). The interview book: your definitive guide t