Intervenção Psicológica no Desenvolvimento de Recursos Humanos

Ano
2
Ano lectivo
2019-2020
Código
02014003
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Fundamentos de Psicologia dos Recursos Humanos

Avaliação Psicológica em Gestão de Recursos Humanos

Métodos de Ensino

Exposições. Debates. Actividades individuais e em grupo (e.g., estudo de casos, análise/discussão de textos, simulações, exercícios com base em instrumentos).

Resultados de Aprendizagem

Formação e Desenvolvimento (FD) e Desenvolvimento de Carreira (DC), dois dos principais tópicos do campo do HRD,constituem o foco desta unidade curricular. No final, os alunos deverão ser capazes de:

Reconhecer e discutir o conceito de DRH, identificar os seus níveis de análise e reconhecer as vantagens da dotação estratégica do DRH

Confrontar concepções, objetivos e tipos de FD, caracterizar o sistema de formação e relacionar os seus subsistemas;identificar e usar métodos, técnicas e instrumentos de análise de necessidades,planeamento,desenvolvimento,implementação e avaliação da formação

Distinguir as perspetivas individual e organizacional acerca do DC, identificar tipos de carreiras e explicar como as organizações podem articular necessidades organizacionais e individuais;identificar e analisar modelos e práticas de desenvolvimento de carreira;compreender o papel da diversidade no sistema de gestão de carreiras e refletir sobre o papel atual/futuro do sistema de gestão de carreiras

Estágio(s)

Não

Programa

1. Fundamentos do Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH)

- Conceito de DRH e seus níveis de análise

- DRH como campo de intervenção: origens, finalidades e contextos de aplicação

- Natureza estratégica do DRH e sua relação com o desenvolvimento e desempenho individual, grupal e organizacional

2. Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos

- Do sistema de formação ao processo e seus atores

- Da análise de necessidades à avaliação da formação: análise de necessidades, design, desenvolvimento, implementação e avaliação

- Questões sobre a transferência da formação

3. Desenvolvimento de Carreira e gestão de carreiras

- Perspetivas acerca da carreira: balanceamento entre necessidades individuais e organizacionais

- A natureza dinâmica das carreiras e a evolução das relações de trabalho: carreira proteana e sistemas de gestão de carreira nas organizações

- Diversidade e internacionalização das carreiras: perspectivas individuais e organizacionais

- Práticas de gestão de carreira

Docente(s) responsável(eis)

Pedro Filipe Ferrão Fialho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Recensão Crítica de Artigo em Revista Internacional sobre um dos tópicos de DRH: 40.0%
Definição, Concepção e Execução de Sessão de Formação: 60.0%

Bibliografia

Aguinis, H. & Kraiger, K. (2009). Benefits of training and development for individuals and teams, organizations, and society. Annual Review of Psychology, 60,451-74;

Baruch, Y. (2004). Managing Careers: Theory and Practice. Harlow: Prentice Hall;

Bell, B.S., Tannenbaum, S.I., Ford, J.K., Noe, R.A., & Kraiger, K. (2017). 100 years of training and development research: what we know and where we should go. Journal of Applied Psychology, 102(3),305-323;

Garavan, T., McGuire, D., & O´Donnell, D. (2004). Exploring human resource development: a levels of analysis approach. Human Resource Development Review, 3(4), 417‐441;

Salas, E., Tannenbaum, S., Kraiger, K., & Smith-Jentsch, K.A. (2012). The science of training and development in organizations: what matters in practice. Psychological Science in the Public Interest 13(2) 74–101;

Swanson, R., & Holton III, E.(2009). Foundations of Human Research Development. San Francisco:Berrett-Koehler.