Intervenção nas Organizações: Mudança e Desenvolvimento Organizacional
2
2019-2020
02013991
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são requeridos conhecimentos específicos para a realização da presente unidade curricular. Recomendam-se, no entanto, alguns conhecimentos da área da Psicologia das Organizações.
Métodos de Ensino
Em articulação com os objetivos definidos para esta disciplina e com o sistema de avaliação em curso, utilizar-se-ão métodos de ensino centrados nos discentes e que exigem de todos uma atitude de grande envolvimento e participação. Assim, terão lugar trabalhos individuais e de grupo, sessões de role-play, apresentações em sala de aula, discussões e reflexões em pequenos e grandes grupos. Estão planeadas sessões com convidados e visitas de estudo, visando uma maior aproximação à intervenção e mudança nas organizações em questões relacionadas com as temáticas estudadas.
Resultados de Aprendizagem
Principais objetivos:
- Identificar os diferentes tipos de mudança organizacional.
- Identificar diferentes variáveis determinantes do processo de mudança nas organizações e discutir o seu impacto naquele processo.
- Indicar fatores associados com a resistência à mudança.
- Reconhecer, explicar e discutir criticamente abordagens, métodos e técnicas relativos à mudança e ao desenvolvimento organizacional.
Esta unidade curricular dedica-se à aprendizagem de teorias tecnológicas e competências de intervenção, na área disciplinar da Psicologia do Trabalho. Oferece know-how em matéria de intervenções no campo da psicologia do trabalho, bem como uma visão geral de abordagens de intervenção relacionadas com a definição, funcionamento, mudança e desenvolvimento contínuo das organizações.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Mudança Organizacional: conceito; tipos, abordagens e modelos sobre a Mudança; agentes e alvos da Mudança, forças impulsoras e de resistência à mudança.
2. A Resistência à Mudança: causas, tipos de resistência à mudança; Métodos e técnicas de gestão da resistência à mudança.
3. A Gestão da Mudança: modelos de mudança planeada; técnicas de Gestão da Mudança: Excelência e Outsourcing, Empowerment & TQM; Downsizing e Reengenharia, Benchmarkin, Jus-in-Time e Lean Production.
4. Mudança e Desenvolvimento organizacional: Campo, definições, valores, diferentes tipos de Intervenções e Investigação em DO.
5. Avaliar a Mudança e o DO: programas de avaliação organizacional; critérios e aspectos a considerar na avaliação da Mudança Organizacional: etapas.
6. Organizational change: multiculturalism and global thinking (including the capacity to interact with other cultural frameworks, manage local realities considering global trends, and work in international contexts).
Docente(s) responsável(eis)
Carla Maria Santos Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de grupo sobre um tema do programa que deverá ser estruturado sob a forma de artigo e apresentado numa aula com recurso ao Powerpoint ou outros programas: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%
Bibliografia
Abudi, G. (2017). Implementing positive organizational change: A strategic project management approach. USA
Anderson, D. L. (2017). Organizational development: the process of leading organizational change. 4th Edition. Sage
Burke, W. (2014). Organizational Change: Theory and practice. Teachers College, Columbia University, 4th Edition. SAGE
Cameron, E. & Green, M. (2015). Making sense of change management: A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change.4th Edition. USA: Kogan Page
Cawsey, T., Deszca, G., & Ingols, C. (2016). Organizational Change: An action-oriented toolkit. USA: Sage Publications
Cummings, T., & Worley, C. (2015). Organizational Development and change. 10th Edition. Stamford: USA: Cengage Learning
Kotter, J. (2011). Harvard business review’s 10 must reads on change management. USA: Harvard Business School Publishing Corporation
Noumair, D., & Shani, A. (2016). (Ed.). Research in Organizational Change and Development. Volume 24. Emerald