Intervenção em Psicologia do Trabalho

Ano
2
Ano lectivo
2016-2017
Código
02013980
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos conhecimentos específicos para a realização da presente unidade curricular. Recomendam-se, no entanto, alguns conhecimentos da área da Psicologia das Organizações.

Métodos de Ensino

Em articulação com os objectivos definidos para esta disciplina e com o sistema de avaliação em curso, utilizar-se-ão métodos de ensino centrados nos discentes e que exigem de todos uma atitude de grande envolvimento e participação. Assim, terão lugar trabalhos individuais e de grupo, sessões de role-playing, apresentações em sala de aula, discussões e reflexões em pequenos e grandes grupos. Recorrer-se-á a meios áudio-scripto-visuais na dinamização das sessões. Far-se-á, ainda, uma visita de estudo que visa uma maior aproximação à intervenção nas organizações em questões relacionadas com as temáticas estudadas.

Resultados de Aprendizagem

Trata-se de uma disciplina do 2º ano do currículo do Mestrado Erasmus Mundus WOP-P inserida no conjunto de disciplinas designado por "Psicologia do Trabalho". A unidade curricular dedica-se à aprendizagem de teorias tecnológicas ou de mudança e de competências de intervenção, na disciplina de Psicologia do Trabalho. Oferece know-how em matéria de intervenções no campo da psicologia do trabalho, bem como uma visão geral de abordagens de intervenção relacionadas com a redefinição do trabalho e a otimização da atividade do trabalho humano.

Estágio(s)

Não

Programa

  • A organização do trabalho: diferentes abordagens: sociotécnica, humanização no trabalho, design participativo)
  • Fatores ergonómicos
  • Trabalho e análise de tarefas
  • Estratégias e métodos para intervenções psicossociais de risco: individuais, grupais e ao nível organizacional
  • Abordagem de integração.

Docente(s) responsável(eis)

Carla Maria Santos Carvalho

Métodos de Avaliação

Contínua
Participação nas sessões/Trabalho em grupo: 100.0%

Bibliografia

Axtell, C., Pepper, K., Clegg, C., Wall, T. & Gardner, P. (2001). Designing and evaluating new ways of working: The application of some socio-technical tools. Human factors and ergonomics in manufacturing, 11: 1-18

Leka, S. & Cox, T. (2010). Psychological Risk Management at the workplace Level. In S. Leka & J.Houdmont, (Eds), Occupational Health Psychology (pp. 124-156). UK: Wiley-Blackwell

Mathews, G., Davies, D., Westerman, S. & Stammers, R (2000). Human performance: Cognition, stress and individual differences. Hove (UK): Psychology Press

Oeij, P. & Wiezer, N. (2002). New work organization, working conditions and quality of work: Towards the flexible firm? European Foundation for the improvement of living and working conditions

Parker, S. & Wall, T. (1998). Job work design: Organizing work to promote well-being and effectiveness. Thousand Oaks: SAGE