Psicologia e Qualidade de Vida no Trabalho
1
2019-2020
02013952
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
São desejáveis conhecimentos sobre teorias e modelos da psicologia que ajudem a compreender o comportamento das pessoas no trabalho e o funcionamento das organizações, bem como, de que forma a psicologia pode ajudar a intervir nas organizações e no trabalho com o objetivo de promover a saúde ocupacional e o bem-estar dos trabalhadores em ambientes onde a produtividade e a saúde são compatíveis.
Métodos de Ensino
Métodos expositivo e ativos: análise de textos e casos práticos, debates, visionamento e discussão de vídeos, trabalhos em grupo e apresentações individuais e em pequenos grupos de trabalho.
Resultados de Aprendizagem
• identificar o papel da Psicologia na promoção da qualidade de vida no trabalho e os seus contributos no domínio da saúde ocupacional;
• compreender e criticamente analisar as principais teorias e a investigação empírica;
• conhecer os principais modelos e os resultados da investigação empírica relacionados com o stress ocupacional e as perturbações físicas e psicológicas que lhe estão associadas;
• descrever diferentes programas de prevenção dessas perturbações;
• identificar os principais factores de segurança e de risco e os que estão associados a acidentes de trabalho;
• reconhecer formas de organização do trabalho e características do trabalho que contribuem para aumentar a qualidade de vida;
• explicar a génese e compreender a importância actualmente atribuída ao que pode ser designado por comportamento organizacional “positivo”;
• identificar diferentes programas e modelos que visam a promoção do bem-estar no contexto organizacional e explicar a sua relevância atual.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Principais teorias e modelos da Psicologia que tratam da qualidade de vida no trabalho e da saúde ocupacional.
a. Stress laboral: modelos e intervenções.
b. Consequências para o indivíduo: queixas psicossomáticas e síndroma de burnout.
c. Stress laboral (individual e coletivo), fadiga e carga mental.
2. Stressores laborais.
a. Riscos de trabalho.
b. Tecnologia e condições de trabalho.
c. Organização temporal do trabalho.
d. Relação trabalho/família.
e. Insegurança laboral e desemprego.
3. Intervenções psicológicas no stress laboral
a. Individual
b. Organizacional
4. Qualidade de vida no Trabalho: conceito e teorias amigáveis.
5. Bem-estar dos trabalhadores: antecedentes e consequências.
a. O conceito de “engagement” no trabalho.
b. Comportamento organizacional positivo.
c. Bem-estar: promoção da compatibilização entre produtividade e saúde
Docente(s) responsável(eis)
Carla Maria Santos Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 50.0%
Trabalho de grupo sobre um tema do programa que deverá ser estruturado sob a forma de artigo e apresentado numa aula com recurso ao Powerpoint ou outros programas: 50.0%
Bibliografia
Carvalho, C., Barata, E., Parreira, P., Oliveira, D. (2014). Trabalho emocional e gestão de emoções em equipes de saúde oncológicas: Um estudo qualitativo, UERJ: Revista de Enfermagem, 22(1), p. 9-15
Carvalho, C., Lourenço, P., & Peralta, C. (2012) (Orgs.). A emoção nas organizações. Viseu: PsicoSoma
Chambel, M. (2016). Psicologia da Saúde Ocupacional. Lisboa: Pactor
Chen, P., & Cooper, C. (2014). Wellbeing: A Complete Reference Guide: Work and weelbeing. Vol III. USA: JWS
Connerley, M., & Wu, J. (Eds) (2016). Handbook on Well-Being of Working Women (Series: International Handbooks of Quality-of-Life). 1st ed. USA: Springer.
Korunka, C., & Hoonakker, P. (2014). The impact of ICT on quality of working life. Springer
Rossi, A., Meurs, J., & Perreuwé, P. L. (2016). Stress and Quality of Working Life: Interpersonal and occupation-based stress. USA: CIP.
Schonfeld, I., & Chang, C. (2017). Occupational health Psychology: Work, stress, and health. Springer