Estruturas e Processos Organizacionais. Modelos Conceptuais, Avaliação e Diagnóstico

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02013915
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos sobre Psicologia das Organizações do Trabalho e dos Recursos Humanos

Métodos de Ensino

Exposições. Debates. Atividades individuais e em grupo (e.g., estudo de casos, análise/discussão de textos, simulações, role-playing, exercícios com base em instrumentos de medida…).

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: 

- Identificar/caraterizar componentes básicos da estrutura organizacional, descrever o impacto dos seus principais determinantes e identificar as configurações organizacionais propostas por Mintzberg

- Explicar a génese e desenvolvimento grupal; indicar tipos e funções dos grupos nas organizações;caraterizar modelos de funcionamento grupal, identificando variáveis de input, mediadoras/moderadoras (processos/estados emergentes) e de output, e discutindo, com base na literatura, as suas inter-relações

- Indicar e discutir criticamente as abordagens à liderança

- Definir conflito e tipos de conflito; reconhecer as etapas do processo conflitual e identificar estratégias de abordagem aos conflitos e seus efeitos potenciais; reconhecer o papel da intervenção de uma terceira parte e identificar tipos e estilos de intervenção

- Reconhecer instrumentos de medida de processos organizacionais

Estágio(s)

Não

Programa

1. Estrutura e Configurações Organizacionais

- Componentes básicos e principais determinantes da estrutura organizacional

- Configurações organizacionais de Mintzberg

2. Processos Organizacionais

2.1. Grupos nas Organizações

- O grupo como sistema: modelos de funcionamento grupal e seus componentes

- Variáveis de input, mediadores/moderadores e resultados de grupo: algumas variáveis estruturais e de contexto; processos e estados emergentes; eficácia

- Desenvolvimento Grupal: abordagens e perspectivas

- Tipos e funções dos grupos nas organizações

2.2. Poder e Conflito

- Conflito e gestão de conflitos: tipos de conflito; conflito como processo; estratégias de abordagem aos conflitos e seus efeitos potenciais; intervenção de uma terceira parte

2.3. Liderança

- Abordagens da liderança: perspetiva dos traços, abordagens centradas nos estilos de liderança, abordagens situacionais e contingenciais, modelos da liderança carismática e da liderança transformacional; abordagens “pós-heróicas”

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Renato Martins Ribeiro Silva Lourenço

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Dimas, I., Alves, M., Lourenço, P.R. & Rebelo, T.(2016)Equipas de Trabalho:Instrumentos de Avaliação.Lisboa:Sílabo.

Lewicki,R.J., Weiss,S.E. & Lewin,D.(1992).Models of conflict, negotiation and third party intervention:A review and synthesis. Journal of Organizational Behavior,13,209-252.

Lord,R.G.,Day,D.V.,Zaccaro,S.J.,Avolio,B.J. & Eagly,A.H.(2017).Leadership in applied psychology:Three waves of theory and research.J Appl Psychol,102(3),434-451

Mintzberg, H.(1983).Structure in fives: Designing Effective Organizations. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall.

Ramos-Villagrasa, P.J., Marques-Quinteiro, P., Navarro, J. & Rico, R.(2017).Teams as Complex Adaptive Systems: Reviewing 17 Years of Research, Small Group Research, Article first published online.

Rico, R., De la Hera, C. & Tabernero, C.(2011).Work Team Effectiveness: a review of research from the last decade (1999-2009).Psychology in Spain,15(1),57-79.

Robbins, S. & Judge, T.(2017).Organizational Behavior(17th ed.).Essex,UK:Pearson