Orientação

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02013892
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Exposições. Debates. Atividades individuais e em grupo (e.g., estudos de caso, análise/discussão de textos, simulações, role-playing).

Resultados de Aprendizagem

O objetivo fundamental desta unidade curricular é proporcionar uma introdução a este curso de mestrado, dando dele uma visão global, especificando a sua estrutura e o seu conteúdo, explicitando os princípios em que se baseia e os objetivos que visa alcançar, assim como as práticas definidas para o conjunto das Universidades que formam o consórcio e participam neste mestrado Europeu. No final desta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

- Identificar as principais áreas de investigação e de intervenção em POTRH;

- Compreender e analisar as especificidades do contexto europeu, seus desafios e expetativas

- Descrever as competências profissionais em PTORH e identificar as presentes no modelo da ENOP

- Analisar criticamente o modelo da ENOP

- Explicitar as competências de investigação em POTRH;

- Conhecer a ética e a deontologia profissional

Estágio(s)

Não

Programa

- Princípios orientadores e práticas definidas para este Mestrado

- Domínio e História da POTRH. A construção da identidade nesta área

- O contexto europeu: requisitos e desafios para a POTRH

- Tópicos de investigação e competências de investigação, áreas de intervenção e campos de aplicação

- O modelo ENOP

- O Diploma Europeu em Psicologia (EUROPSY)                                                        

- Ética profissional

- Organizações europeias e internacionais relevantes no campo da POTRH

Docente(s) responsável(eis)

Leonor Maria Gonçalves Pacheco Pais

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação na aula; qualidade da participação: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

EFPPA (1990). Optimal standards for the training of psychologists. Brussels: EFPPA, booklet no.3.

ENOP (1998). European curriculum in work and organizational psychology. Reference model and minimal standards. Paris: ENOP/Maison des Sciences de l'Homme.

Gomes, A. D. (2011). Prefácio: Contributos de um percurso para um trabalho com sentido. In A. D. Gomes (Coord.), Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos, (pp: 7-16). Coimbra, Imprensa

da Universidade de Coimbra.

Jex, S. & Britt, Th. (2008). Organizational Psychology: A Scientist-Practitioner Approach, 2nd Edition.