Orientação
1
2018-2019
02013892
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Exposições. Debates. Atividades individuais e em grupo (e.g., estudos de caso, análise/discussão de textos, simulações, role-playing).
Resultados de Aprendizagem
O objetivo fundamental desta unidade curricular é proporcionar uma introdução a este curso de mestrado, dando dele uma visão global, especificando a sua estrutura e o seu conteúdo, explicitando os princípios em que se baseia e os objetivos que visa alcançar, assim como as práticas definidas para o conjunto das Universidades que formam o consórcio e participam neste mestrado Europeu. No final desta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- Identificar as principais áreas de investigação e de intervenção em POTRH;
- Compreender e analisar as especificidades do contexto europeu, seus desafios e expetativas
- Descrever as competências profissionais em PTORH e identificar as presentes no modelo da ENOP
- Analisar criticamente o modelo da ENOP
- Explicitar as competências de investigação em POTRH;
- Conhecer a ética e a deontologia profissional
Estágio(s)
NãoPrograma
- Princípios orientadores e práticas definidas para este Mestrado
- Domínio e História da POTRH. A construção da identidade nesta área
- O contexto europeu: requisitos e desafios para a POTRH
- Tópicos de investigação e competências de investigação, áreas de intervenção e campos de aplicação
- O modelo ENOP
- O Diploma Europeu em Psicologia (EUROPSY)
- Ética profissional
- Organizações europeias e internacionais relevantes no campo da POTRH
Docente(s) responsável(eis)
Leonor Maria Gonçalves Pacheco Pais
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 50.0%
Participação na aula; qualidade da participação: 50.0%
Bibliografia
EFPPA (1990). Optimal standards for the training of psychologists. Brussels: EFPPA, booklet no.3.
ENOP (1998). European curriculum in work and organizational psychology. Reference model and minimal standards. Paris: ENOP/Maison des Sciences de l'Homme.
Gomes, A. D. (2011). Prefácio: Contributos de um percurso para um trabalho com sentido. In A. D. Gomes (Coord.), Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos, (pp: 7-16). Coimbra, Imprensa
da Universidade de Coimbra.
Jex, S. & Britt, Th. (2008). Organizational Psychology: A Scientist-Practitioner Approach, 2nd Edition.