Metodologias de Formação de Adultos

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02013639
Área Científica
Formação, Comunicação e Ética
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Expositivo. Discussão.

- Apresentação e discussão de um trabalho individual.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a história da Formação de Adultos, a partir da evolução das instituições, das organizações e das necessidades e motivos para as pessoas se envolverem em atividades de aprendizagem;

Problematizar a construção do pensamento científico no domínio da Formação de Adultos, caracterizando as dimensões ideológicas e tecnológicas dos diferentes quadros teóricos de suporte às diferentes atividades formativas;

Planificar, desenvolver e avaliar atividades de formação que melhor se adequem às necessidades de mudança das pessoas e dos contextos.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceitos e características associadas à idade adulta

Necessidades e motivos para os adultos se envolverem em actividades de formação

A Formação de Adultos no quadro da Educação Permanente/Aprendizagem ao Longo da Vida; Influência dos discursos mais recentes sobre educação, cidadania e trabalho

Especificidade - finalidades, políticas, organização, metodologias e avaliação; Construção de um quadro de análise crítica e as diferentes correntes teóricas específicas da Educação e Formação de Adultos

A influência do Pragmatismo americano para uma Formação de Adultos Progressista:

O Ciclo Andragógico

A necessidade de uma Formação de Adultos crítica e emancipatória

A teoria da acção comunicativa, necessidade de um novo programa epistemológico propostos por Jürgen Habermas

A aprendizagem transformativa de Jack Mezirow

Pensamento e praxis de Paulo Freire

Planificação, desenvolvimento e avaliação de acções de formação para adultos.

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Luis Medeiros Alcoforado

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação e discussão de um trabalho individual: 100.0%

Bibliografia

Alcoforado, L. (2008). Competências, Cidadania e Profissionalidade: limites e desafios para a construção de um modelo português de educação e formação de adultos. Dissertação de Doutoramento. Universidade de Coimbra.

Carré, P. & Caspar, P. (2001). Tratado das Ciências e Técnicas da Formação. Lisboa: Instituto Piaget.

Galbraith, M. W. (1998). Adult learning methods: a guide for effective instruction. Malabar : Krieger.

Maubant, P. (2004). Pédagogues et Pédagogies en Formation D’Adultes. Paris : PUF.

Pineda, P. (2002). Pedagogía Laboral. Barcelona: Ariel.