Metodologias de Formação de Adultos
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2018-2019
02013639
Formação, Comunicação e Ética
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Expositivo. Discussão.
- Apresentação e discussão de um trabalho individual.
Resultados de Aprendizagem
Compreender a história da Formação de Adultos, a partir da evolução das instituições, das organizações e das necessidades e motivos para as pessoas se envolverem em atividades de aprendizagem;
Problematizar a construção do pensamento científico no domínio da Formação de Adultos, caracterizando as dimensões ideológicas e tecnológicas dos diferentes quadros teóricos de suporte às diferentes atividades formativas;
Planificar, desenvolver e avaliar atividades de formação que melhor se adequem às necessidades de mudança das pessoas e dos contextos.
Estágio(s)
NãoPrograma
Conceitos e características associadas à idade adulta
Necessidades e motivos para os adultos se envolverem em actividades de formação
A Formação de Adultos no quadro da Educação Permanente/Aprendizagem ao Longo da Vida; Influência dos discursos mais recentes sobre educação, cidadania e trabalho
Especificidade - finalidades, políticas, organização, metodologias e avaliação; Construção de um quadro de análise crítica e as diferentes correntes teóricas específicas da Educação e Formação de Adultos
A influência do Pragmatismo americano para uma Formação de Adultos Progressista:
O Ciclo Andragógico
A necessidade de uma Formação de Adultos crítica e emancipatória
A teoria da acção comunicativa, necessidade de um novo programa epistemológico propostos por Jürgen Habermas
A aprendizagem transformativa de Jack Mezirow
Pensamento e praxis de Paulo Freire
Planificação, desenvolvimento e avaliação de acções de formação para adultos.
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Luis Medeiros Alcoforado
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação e discussão de um trabalho individual: 100.0%
Bibliografia
Alcoforado, L. (2008). Competências, Cidadania e Profissionalidade: limites e desafios para a construção de um modelo português de educação e formação de adultos. Dissertação de Doutoramento. Universidade de Coimbra.
Carré, P. & Caspar, P. (2001). Tratado das Ciências e Técnicas da Formação. Lisboa: Instituto Piaget.
Galbraith, M. W. (1998). Adult learning methods: a guide for effective instruction. Malabar : Krieger.
Maubant, P. (2004). Pédagogues et Pédagogies en Formation D’Adultes. Paris : PUF.
Pineda, P. (2002). Pedagogía Laboral. Barcelona: Ariel.