Modelos Organizacionais
1
2021-2022
02013562
Planeamento, Organização, Integração, Gestão e medição
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Expositivo. Discussão de casos. Trabalho em Grupo. Reflexão Individual.
Avaliação: Diagnóstico e avaliação critica de uma organização. (escrito) Apresentação e discussão de um trabalho individual.
Resultados de Aprendizagem
Compreender e ser capaz de conceptualizar uma análise dos principais modelos de funcionamento organizacional.
- Compreender e debater a interdependência das varáveis que determinam o comportamento organizacional.
- Ser capaz de empreender uma análise do funcionamento organizacional.
- Ser capaz de perspetivar e de intervir na gestão da dinâmica comportamental das organizações em geral.
Estágio(s)
NãoPrograma
Considerações iniciais
- O que se pode entender por Organizações?
- Modelos e Paradigmas Organizacionais
- A metáfora como representação da realidade organizacional
2. Cultura e Mudança Organizacional
3. O Comportamento nas Organizações
- Liderança e Estilos de Liderança
- Inteligência Emocional nas Organizações
- Comunicação, Conflito e Negociação
- O Pensamento critico nas Organizações.
Docente(s) responsável(eis)
Marilia Assunção Rodrigues Ferreira Dourado
Métodos de Avaliação
Avaliação
Diagnóstico e avaliação critica de uma organização. (escrito). Apresentação e discussão de um trabalho individual: 100.0%
Bibliografia
Canavarro, J. M.P(2006). Modelos e Paradigmas Organizacionais. Coimbra. Quarteto Editora.
Canavarro, J. M.P. & Ribeiro, C. (2002). Psicologia Social das Organizações In F. Neto (Eds.) Psicologia Social Aplicada. Lisboa: Universidade Moderna.
Hofstede, Geert (2003)- Culturas e Organizações – Compreender a nossa programação mental. – Edições Silabo –Goleman, Daniel (1997) – Inteligência Emocional – Edições Temas e Debates
Bibliografia específica: a fornecer no início do funcionamento da Unidade Curricular/ Specific bibliography: to provide at the beginning of the operation of the Curriculum Unit.