Modelos Organizacionais

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02013562
Área Científica
Planeamento, Organização, Integração, Gestão e medição
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Expositivo. Discussão de casos. Trabalho em Grupo. Reflexão Individual.

Avaliação: Diagnóstico e avaliação critica de uma organização. (escrito) Apresentação e discussão de um trabalho individual.

Resultados de Aprendizagem

Compreender e ser capaz de conceptualizar uma análise dos principais modelos de funcionamento organizacional.

- Compreender e debater a interdependência das varáveis que determinam o comportamento organizacional.

- Ser capaz de empreender uma análise do funcionamento organizacional.

- Ser capaz de perspetivar e de intervir na gestão da dinâmica comportamental das organizações em geral.

Estágio(s)

Não

Programa

Considerações iniciais

- O que se pode entender por Organizações?

- Modelos e Paradigmas Organizacionais

- A metáfora como representação da realidade organizacional

2. Cultura e Mudança Organizacional

3. O Comportamento nas Organizações

- Liderança e Estilos de Liderança

- Inteligência Emocional nas Organizações

- Comunicação, Conflito e Negociação

- O Pensamento critico nas Organizações.

Docente(s) responsável(eis)

Marilia Assunção Rodrigues Ferreira Dourado

Métodos de Avaliação

Avaliação
Diagnóstico e avaliação critica de uma organização. (escrito). Apresentação e discussão de um trabalho individual: 100.0%

Bibliografia

Canavarro, J. M.P(2006). Modelos e Paradigmas Organizacionais. Coimbra. Quarteto Editora.

Canavarro, J. M.P. & Ribeiro, C. (2002). Psicologia Social das Organizações In F. Neto (Eds.) Psicologia Social Aplicada. Lisboa: Universidade Moderna.

Hofstede, Geert (2003)- Culturas e Organizações – Compreender a nossa programação mental. – Edições Silabo –Goleman, Daniel (1997) – Inteligência Emocional – Edições Temas e Debates

Bibliografia específica: a fornecer no início do funcionamento da Unidade Curricular/ Specific bibliography: to provide at the beginning of the operation of the Curriculum Unit.