Microeconometria

Ano
2
Ano lectivo
2015-2016
Código
03007658
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino são mistas, sendo compostas por metodologias passivas e ativas, em função do tópico a lecionar e do objetivo a atingir. Na apresentação do suporte conceptual dos tópicos recorre-se a metodologias de ensino expositivas, sempre que possível recorrendo a exemplos ilustrativos para sedimentar as aprendizagens.
Outros tópicos de cariz mais aplicado recorre-se a metodologias de ensino ativas, em que o estudante participa na resolução de problemas.

Resultados de Aprendizagem

O principal objetivo da disciplina consiste em proporcionar aos alunos o acesso a instrumentos correntes de análise do comportamento de agentes económicos individuais (empresas e indivíduos). Para tal conjugam-se modelos económicos, técnicas econométricas e de tratamento de dados. Pretende imprimir-se um cariz aplicado à disciplina sem, contudo, afectar a consistência conceptual das matérias expostas. Deste modo se procura, também, incentivar o interesse por ulterior trabalho de investigação nestas áreas. No final da disciplina, o aluno deve ainda ser capaz de utilizar a um nível avançado o STATA, a nível de programação, em todas as etapas do desenvolvimento de um estudo de microeconométrico.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução: Modelos probabilísticos e de regressão; dados seccionais, temporais e de painel; regressão e projeção; inferência estatística.

Métodos de estimação e testes: máxima verosimilhança; mínimos quadrados; variáveis instrumentais; GMM.

Modelos para variáveis dependentes limitadas: modelos de escolha discreta; dados de contagem; dados censurados; seleção endógena. Dados de painel: modelo de efeitos individuais; efeitos aleatórios e efeitos fixos.


Tópicos adicionais: bootstrap; regressão por quantis.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Cameron, A. C. and P. K. Trivedi (2005). Microeconometrics : methods and applications. New York, NY, Cambridge University Press.
Cameron, A. C. and P. K. Trivedi (2009). Microeconometrics Using Stata, Stata Press.
Wooldridge, J. M. (2002). Econometric analysis of cross section and panel data. Cambridge, Mass., MIT Press.
Cameron, A. C. and P. K. Trivedi (1998). Regression analysis of count data. Cambridge, UK ; New York, NY, USA, Cambridge University Press.
Baum, C. F. (2009). "An introduction to Stata programming." Stata Press books.