Unidade Curricular 3 - Patologia e Semiologia Integradas

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02013200
Área Científica
Acupunctura
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
8.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos científicos de Medicina

  Aptidões mínimas de emergência médica

  Capacidade de aálise e uso de exames complementares de diagnóstico

  Prática de ato médico.   

Métodos de Ensino

Pretende-se atingir a aquisição de conhecimentos pelo método expositivo, pelo estudo teórico e experimental.

Resultados de Aprendizagem

O aluno, médico em formação, deve aprofundar o conhecimento sobre o sistema tradicional chinês e integrá-lo com a componente clínica e com o conhecimento científico e tecnológico actuais.

Estágio(s)

Não

Programa

O estudo de Sistemas Funcionais segundo o Sistema Tradicional Chinês (STC) e sua análise segundo o conhecimento atual

O estudo da componente anatómica, fisiológica, semiológoica e Patológica do corpo humano  numa análise do STC e conhecimento actual

Estudo geral dos buracos de Acupunctura e meridianos, aspectos tradicionais e atuais

Análise sucinta da história Clínica e do Diagnóstico Médico.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

An introduction to weternn medical Acupuncture. Adrian White, Mike Cummings, Jacqueline Filshie. Elsevier, 2008

The Biology of Acupuncture. George A Ulett, Song Ping Han. Warren H Greene inc, 2002

A Acupuntura na Medicina. Coordenador: António Almeida Ferreia. Lidel, 2010.

Acupunctura anestésica. Edward Lim Chai-Hsi.  Edic. Bellaterra, 2006.

Acupunctura Y tratamento del dolor. Leon Chaitow. Edic. Bellaterra, 2006.

Medicina Energética, vol 3. M Azmani. Editorial Paido tribo, 2008.

Diagnóstico por la lengua em Medicina China. Giovanni Maciocia. Aneid Press, 1999.

Ecologia da Saúde uma medicina para o futuro. Philippe SaintMarc. Jacques Janet. Piaget, 2004.

Postural Disorders & Musculoskeletal Dysfunction- Gilll Solberg. Elsevier, 2005.