Estágio/Projecto

Ano
2
Ano lectivo
2017-2018
Código
02013123
Área Científica
CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS DA SAÚDE
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
44.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Unidades curriculares do 1.º ano do Mestrado em Análises Clínicas.

Métodos de Ensino

No estágio, o estudante é apoiado pelo seu orientador local, que é o responsável pela gestão do mesmo e pela distribuição do nº total de horas pelas áreas, de acordo com o coordenador do curso. Além disso, mantém-se em ligação com este e com o seu orientador interno com vista ao acompanhamento do estágio e à resolução de algum problema que possa surgir. Os orientadores e, em particular, o orientador interno, acompanha o estudante depois de terminado o seu período do estágio, sendo o responsável pela revisão do Relatório de Estágio, a apresentar ao júri de Mestrado para a sua discussão pública.

Resultados de Aprendizagem

O estágio, de índole profissional, é realizado em laboratórios clínicos reconhecidos para o efeito, sob a orientação de um orientador local, em ligação com outro da faculdade. Pretende-se que os alunos: i) adquiram formação em contexto de trabalho real de um Laboratório Clínico, participando na orgânica e na rotina do trabalho que aí é efectuado, nas áreas fundamentais; ii) apliquem e sedimentem os conhecimentos adquiridos nas diversas unidades curriculares do curso; iii) ganhem competências científicas e técnicas de um Técnico Superior na área do diagnóstico laboratorial, nas diferentes áreas, no que diz respeito, em particular, às metodologias usadas, à implementação do controlo de qualidade no laboratório e interpretação de dados laboratoriais; iv) elaborem um Relatório de Estágio final, que será sujeito a defesa pública perante um júri nomeado pelo conselho científico da Faculdade de Farmácia. O estágio poderá incluir um trabalho científico, base de uma dissertação científica.

Estágio(s)

Não

Programa

O Estágio decorre em diversos Serviços de Análises Clínicas de Hospitais e de outros Laboratórios de Análises Clínicas com os quais a Faculdade estabeleceu previamente protocolos de colaboração. É apoiado por profissionais da área do diagnóstico laboratorial, geralmente, especialistas em Análises Clínicas ou em Patologia Clínica dos serviços e laboratórios onde decorrem os mesmos. Engloba as quatro áreas principais do diagnóstico clínico-laboratorial, Bioquímica, Microbiologia, Hematologia e Imunologia, num total de horas de trabalho de 1188 (que incluem todas as formas de trabalho), distribuídas de modo equilibrado pelas mesmas. Em cada uma delas, o aluno entra na orgânica e na rotina do trabalho diário, fortificando e sedimentando conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares, ganhando competências para “saber fazer” e “saber interpretar”. No caso particular dos melhores alunos, o Estágio pode incluir um trabalho de investigação, no âmbito daquelas áreas.

Docente(s) responsável(eis)

Maria do Céu Rodrigues de Sousa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação do desempenho do aluno, feita pelo(s) orientador(es): 30.0%
Relatório de Estágio e defesa pública: Qualidade científica e técnica do texto, da apresentação oral e da discussão: 70.0%

Bibliografia

Toda a bibliogafia recomendada pelas unidades curriculares do Mestrado em Análises Clínicas pode ser referenciada como necessária para o Estágio Curricular.

 

All the recommended main bibliography by the curricular units of the Master's Degree in Clinical Analysis can be referenced for the Curricular Internship.