Seminário de Acompanhamento

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
02011994
Área Científica
Estudos Clássicos
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Acompanhamento individual e regular do trabalho desenvolvido pelos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular tem como objectivo geral acompanhar os estudantes na definição e estruturação das dissertações/ projetos/relatórios que eles pretendam desenvolver no seu trabalho final de 2º Ciclo. De acordo com esse objectivo os alunos deverão:

-Desenvolver competências de pesquisa documental e bibliográfica na área dos Estudos Clássicos.

-Realizar trabalhos de pesquisa bibliográfica.

-Identificar técnicas, métodos e instrumentos de pesquisa.

-Aplicar técnicas e métodos de análise de dados num corpus textual e aplicar esses métodos a um  trabalho específico de investigação.

-Conceber projetos de investigação de modo estruturado, informado e crítico.

Estágio(s)

Não

Programa

Os conteúdos programáticos serão ajustados aos projectos de investigação escolhidos pelos estudantes.  

Docente(s) responsável(eis)

José Luís Lopes Brandão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Reuniões para discussão e apresentação da evolução dos trabalhos no que respeita à elaboração da Dissertação / do Estágio / ou do Projeto: 100.0%

Bibliografia

• Hespanha, António M. Como preparar uma dissertação. Um guia em cinco pontos. Lisboa, UNL, 2010

• Umberto Eco, Como se faz uma tese em Ciências Humanas. Presença, 2015

• S. Joseph Levine, Ph.D., “Writing and Presenting Your Thesis or Dissertation”, http://www.learnerassociates.net/dissthes/. Last Updated: 04/25/2019

• Felipa Lopes dos Reis,  Investigação Científica e Trabalhos Académicos. Guia Prático. Ed. Sílabo, 2018

A Bibliografia obrigatória varia de acordo com o tema de investigação escolhido por cada aluno. | The essential bibliography varies according to the research topic chosen by each student.