Comunicação Social
1
2023-2024
02011185
Comunicação Social
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As metodologias articulam-se diretamente com os objetivos e os conteúdos programáticos. Uma primeira parte desta unidade curricular centrar-se-á em seminários de caráter expositivo, fazendo apelo a leituras de textos de referência. A segunda parte articulará uma parte expositiva como análise de casos em que os alunos serão chamados a uma maior intervenção nos seminários, através de questões e apresentação de soluções. Finalmente, a terceira parte terminará com sessões de trabalho com base no exercício e análise de casos, sob orientação do docente ou de especialistas convidados.
Resultados de Aprendizagem
- Compreender o fenómeno da comunicação social no contexto do espaço público das democracias ocidentais contemporâneas.
- Perceber a história e os princípios normativos dos media nas sociedades democráticas.
- Compreender os princípios da comunicação institucional e jornalística.
- Adquirir destreza na redação de mensagens escritas para a imprensa.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Contextos da Comunicação
1.1. Liberdade de expressão e liberdade de imprensa como elementos estruturantes do espaço público das democracias ocidentais contemporâneas.
1.2. Teorias normativas e questões éticas e deontológicas da comunicação.
1.3. O jornalismo e Relações Públicas em Portugal, desde 1974.
1.4. Desafios contemporâneos da comunicação e dos media.
2. Saberes socioprofissionais
2.1. Definição de Notícia.
2.2. Notícias e Valores-Notícia.
2.3. Notícia e Press Release.
2.4. Tipos de Lead.
2.5. Estrutura da Notícia.
2.6. A estrutura da notícia online.
2.7. Panorâmica sobre os Géneros Jornalísticos.
3. Exercícios práticos de redação e análise de casos.
Métodos de Avaliação
Avaliação
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do 2º ciclo da FLUC.: 100.0%
Bibliografia
ALBERTOS, J.L.M., Curso General De Redaccion Periodistica - Lenguaje, estilos y géneros periodísticos en prensa, radio, televisión y cine, Madrid, Editorial Paraninfo, 1993.
BALLE, F., Et Si La Presse N’Existait Pas...?, s.l., Jean-Claude Lattés, 1987.
CAMPONEZ, C., Deontologia do Jornalismo – A autorregulação frustrada dos jornalistas portugueses (1974-2007), Coimbra, Almedina, 2011.
CAMPONEZ, C., Jornalismo de Proximidade, Coimbra, MinervaCoimbra, 2002.
GARZÓN, E.I, Comunic@ción y Periodismo en una Sociedad Global, México, Trillas, 2001.
GRANADO, A., Como Falar com Jornalistas sem Ficar à Beira de um Ataque de Nervos – Guia para Investigadores, Porto, Porto Editora, 2001.
KEANE, J., A Democracia e os Media, Lisboa, Temas & Debates, 2002.
MARTINS, L.P., As armas dos jornalistas - A linguagem da informação ao alcance de todos, Lisboa, Ália Edições e Publicações, 1984.
THOMPSON, J.B., A Mídia e a Modernidade – Uma teoria social da mídia, Petropólis, Vozes, 1998.