Atitudes Face à Deficiência em Contextos de Actividade Física Adaptada
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2022-2023
02008769
Necessidades Educativas Especiais
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas – Exposição oral de conteúdos
Aulas teórico-práticas – Participação dos estudantes através da troca de ideias, fomentando a interação entre os intervenientes no processo ensino - aprendizagem.
Seminários - Modelo de conferências com período para questões.
Fichas trabalho domiciliário – Tarefas de estudo orientado, com base em temas abordados nas aulas, leitura da bibliografia de carácter obrigatório
Fóruns de discussão - participação dos estudantes na discussão dos temas abordados nas aulas e esclarecimento de dúvidas. Atividades: Brainstorming; Simulações e jogos pedagógicos.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que o estudante domine um conjunto de conteúdos que lhes permita enquadrar as perceções face à inclusão de pessoas com deficiência nos contextos escolar e social, compreendendo o contributo e a importância do papel da atividade física na alteração das atitudes face à inclusão das pessoas com deficiência.
Estágio(s)
NãoPrograma
– O conceito de atitude
- Definição
- Teorias sobre atitudes
- Perceções da comunidade escolar face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física
- Pesquisas sobre as atitudes dos professores de Educação Física
- Pesquisas sobre as atitudes dos alunos sem deficiência
- Influência de um programa de sensibilização nas atitudes face à inclusão
- Pesquisas sobre o impacto de programas de intervenção na aula de Educação Física.
Docente(s) responsável(eis)
Maria João Carvalheiro Campos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 25.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 25.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%
Bibliografia
Ajzen, I. (1991). The Theory of Planned Behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 50, 179-211.
Block, M. & Obrusnikova, I. (2007). “Inclusion in Physical Education”: A review of the literature from 1995-2005. Adapted Physical Activity Quarterly, 24 (2), 103-124.
Campos, M.J. (2014). On the way to inclusion: how powerful is physical education? Quantitative and qualitative study about teachers and students’ attitudes toward inclusion in Physical Education. Tese de doutoramento, apresentada à FCDEF-UC.
Campos, M. J., Ferreira, J. P., & Block, M. E. (2015) Exploring teachers’ voices about inclusion in physical education: a qualitative analysis with young elementary and middle school teachers. Innovative Teaching, 4, 5.
Campos, M.J., Ferreira, J. & Block, M. (2014). Influence of an awareness program on Portuguese middle and high students perceptions toward peers with disabilities. Psychological Reports, 115(3), 1-16.
Hutzler, Y. (2003). “Attitudes toward the participation of individuals with disabilities in physical activity: A review”. Quest, 55, 347-373.