Atitudes Face à Deficiência em Contextos de Actividade Física Adaptada

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02008769
Área Científica
Necessidades Educativas Especiais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas – Exposição oral de conteúdos

Aulas teórico-práticas – Participação dos estudantes através da troca de ideias, fomentando a interação entre os intervenientes no processo ensino - aprendizagem.

Seminários - Modelo de conferências com período para questões.

Fichas trabalho domiciliário – Tarefas de estudo orientado, com base em temas abordados nas aulas, leitura da bibliografia de carácter obrigatório

Fóruns de discussão - participação dos estudantes na discussão dos temas abordados nas aulas e esclarecimento de dúvidas. Atividades: Brainstorming; Simulações e jogos pedagógicos.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o estudante domine um conjunto de conteúdos que lhes permita enquadrar as perceções face à inclusão de pessoas com deficiência nos contextos escolar e social, compreendendo o contributo e a importância do papel da atividade física na alteração das atitudes face à inclusão das pessoas com deficiência.  

Estágio(s)

Não

Programa

  – O conceito de atitude

  • Definição
  • Teorias sobre atitudes

- Perceções da comunidade escolar face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física

  • Pesquisas sobre as atitudes dos professores de Educação Física
  • Pesquisas sobre as atitudes dos alunos sem deficiência

- Influência de um programa de sensibilização nas atitudes face à inclusão

  • Pesquisas sobre o impacto de programas de intervenção na aula de Educação Física.

  

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Carvalheiro Campos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 25.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 25.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 50.0%

Bibliografia

Ajzen, I. (1991). The Theory of Planned Behavior. Organizational Behavior and Human Decision Processes,  50, 179-211.

Block, M. & Obrusnikova, I. (2007). “Inclusion in Physical Education”: A review of the literature from 1995-2005. Adapted Physical Activity Quarterly, 24 (2), 103-124.

Campos, M.J. (2014). On the way to inclusion: how powerful is physical education? Quantitative and qualitative study about teachers and students’ attitudes toward inclusion in Physical Education. Tese de doutoramento, apresentada à FCDEF-UC.

Campos, M. J., Ferreira, J. P., & Block, M. E. (2015) Exploring teachers’ voices about inclusion in physical education: a qualitative analysis with young elementary and middle school teachers. Innovative Teaching, 4, 5.

Campos, M.J., Ferreira, J. & Block, M. (2014). Influence of an awareness program on Portuguese middle and high students perceptions toward peers with disabilities. Psychological Reports, 115(3), 1-16.

Hutzler, Y. (2003). “Attitudes toward the participation of individuals with disabilities in physical activity: A review”. Quest, 55, 347-373.