Filosofia da Música

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02008933
Área Científica
Filosofia e Ética
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Elaboração de relatórios de aula, discussão de 3.3.6 e elaboração de um trabalho final.

Resultados de Aprendizagem

a) Ser capaz de problematizar questões fundamentais da filosofia e da música.

b) Adquirir sensibilidade relativamente aos mundos artísticos da arte dos sons.

c) Reconhecer o devir e a temporalidade (da filosofia) da música e problematizar a música nas suas dimensões expressiva e cognitiva.

d) Identificar e problematizar tendências e problemáticas recentes da/na filosofia da música.

e) Promover a escuta analítica e pensante da música.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução à Filosofia da música: objetos de estudo e problemáticas.

1.1. Que relação deve/pode existir entre a filosofia e a música? Em torno de uma resposta de Adorno.

1.2. Da música para a Filosofia: o caso de K. Popper.

2. Filosofia da música, uma proposta de uma abordagem:

2.1. Platão, Aristóteles e Plutarco.

2.2. Da música especulativa à ars nova: Agostinho, Boécio e Guido d’Arezzo.

2.3. Psicofisiologia das emoções: da filosofia moderna (Descartes) ao representacionismo: Haendel, Bach, Schopenhauer; de Hanslick a Peter Kivy.

2.4. A música instrumental e o sistema das belas-artes: Kant, Hegel, Haydn, Mozart, Beethoven.

2.5. Dois filósofos “musicais”: Nietzsche e Wittgenstein.

2.6. A denominada filosofia da música moderna: Adorno, Schönberg e Stravinsky.

Docente(s) responsável(eis)

Mário Avelino Santiago Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Trabalho de investigação: 20.0%
Trabalho de síntese: 60.0%

Bibliografia

Adorno, Theodor W. Essays on Music. Selected, with Introduction, Commentary and Notes by R. Leppert. Berkeley Los Angeles 2002

Agostinho, Diálogo sobre a ordem. Trad. de Paula O. E Silva, Lisboa 2000

Aristóteles, Política. Trad. A. C. Amaral e C. Gomes, Lisboa 1998

Descartes, As paixões da alma. Trad. de N. de Macedo, Lisboa 1976

Hanslick, E. Do Belo Musical. Um contributo para a revisão da estética da arte dos sons. Trad. de A. Morão, Lisboa 1994

Hegel, Esthétique.Tome II. Trad. de Ch. Bénard, Paris 1997

Kant, Crítica da Faculdade do Juízo. Trad. de A. Marques e V. Rohden, Lisboa 1992

Kivy (1990), Peter. Music Alone. Philosophical Reflections on the Purely Musical Experience,Ithaca –London 1994

Nietzsche, F. A Origem da Tragédia. Trad. de A. Ribeiro, Lisboa 1954

Platão, A República. Introd., trad. e notas de Mª H. da R. Pereira, Lisboa 1976

Popper, K. Unended Quest. Illinois 1974

Schopenhauer (1819-1844), A. O Mundo como Vontade e Representação. Trad. M.F. Sá Correia, Porto, s.d.