Filosofia da Música
1
2017-2018
02008933
Filosofia e Ética
Português
Presencial
10.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Elaboração de relatórios de aula, discussão de 3.3.6 e elaboração de um trabalho final.
Resultados de Aprendizagem
a) Ser capaz de problematizar questões fundamentais da filosofia e da música.
b) Adquirir sensibilidade relativamente aos mundos artísticos da arte dos sons.
c) Reconhecer o devir e a temporalidade (da filosofia) da música e problematizar a música nas suas dimensões expressiva e cognitiva.
d) Identificar e problematizar tendências e problemáticas recentes da/na filosofia da música.
e) Promover a escuta analítica e pensante da música.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução à Filosofia da música: objetos de estudo e problemáticas.
1.1. Que relação deve/pode existir entre a filosofia e a música? Em torno de uma resposta de Adorno.
1.2. Da música para a Filosofia: o caso de K. Popper.
2. Filosofia da música, uma proposta de uma abordagem:
2.1. Platão, Aristóteles e Plutarco.
2.2. Da música especulativa à ars nova: Agostinho, Boécio e Guido d’Arezzo.
2.3. Psicofisiologia das emoções: da filosofia moderna (Descartes) ao representacionismo: Haendel, Bach, Schopenhauer; de Hanslick a Peter Kivy.
2.4. A música instrumental e o sistema das belas-artes: Kant, Hegel, Haydn, Mozart, Beethoven.
2.5. Dois filósofos “musicais”: Nietzsche e Wittgenstein.
2.6. A denominada filosofia da música moderna: Adorno, Schönberg e Stravinsky.
Docente(s) responsável(eis)
Mário Avelino Santiago Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 10.0%
Trabalho de investigação: 20.0%
Trabalho de síntese: 60.0%
Bibliografia
Adorno, Theodor W. Essays on Music. Selected, with Introduction, Commentary and Notes by R. Leppert. Berkeley Los Angeles 2002
Agostinho, Diálogo sobre a ordem. Trad. de Paula O. E Silva, Lisboa 2000
Aristóteles, Política. Trad. A. C. Amaral e C. Gomes, Lisboa 1998
Descartes, As paixões da alma. Trad. de N. de Macedo, Lisboa 1976
Hanslick, E. Do Belo Musical. Um contributo para a revisão da estética da arte dos sons. Trad. de A. Morão, Lisboa 1994
Hegel, Esthétique.Tome II. Trad. de Ch. Bénard, Paris 1997
Kant, Crítica da Faculdade do Juízo. Trad. de A. Marques e V. Rohden, Lisboa 1992
Kivy (1990), Peter. Music Alone. Philosophical Reflections on the Purely Musical Experience,Ithaca –London 1994
Nietzsche, F. A Origem da Tragédia. Trad. de A. Ribeiro, Lisboa 1954
Platão, A República. Introd., trad. e notas de Mª H. da R. Pereira, Lisboa 1976
Popper, K. Unended Quest. Illinois 1974
Schopenhauer (1819-1844), A. O Mundo como Vontade e Representação. Trad. M.F. Sá Correia, Porto, s.d.