Temas de Desenvolvimento de Carreira do Adulto

Ano
3
Ano lectivo
2020-2021
Código
01003300
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

1.  Apresentação expositiva

2.  Recensão crítica de textos e artigos, com apresentação e discussão em aula de textos selecionados associados a uma ‘metáfora de carreira’

3.  Introdução a técnicas e materiais de avaliação e desenvolvimento/gestão de carreira como ilustração das teorias correspondentes;

4.  Recolha de informação, interpretação de histórias de carreira e análise de casos à luz das teorias/modelos e implicações relativas à intervenção

5.  Realização de exercícios de desenvolvimento de carreira.

Resultados de Aprendizagem

(1) Identificar questões de interesse teórico e aplicado na abordagem da relação com o trabalho e a carreira; Formar uma compreensão histórico-social; funções psicológicas do trabalho;

(2) Desenvolver uma visão sistémica através da distinção de uma multiplicidade de referentes (organizados à luz das ‘metáforas’ propostas por Inkson, Dries & Arnold, 2015) e identificar e aplicar modelos, conceitos e metodologias de cada domínio

(4) Transferência de conhecimentos e treino de aplicação de grelhas teóricas na análise e discussão de casos ou de situações i.Conhecer e aplicar entrevista(s) para recolha de dados de histórias vocacionais;

ii.Aplicar conceitos e teorias na análise de um caso; iii.Utilizar técnicas e materiais de avaliação e desenvolvimento de carreira como ilustração das teorias correspondentes;

(5) Realização de exercícios de desenvolvimento de carreira

Estágio(s)

Não

Programa

1.Definição e funções psicológicas do trabalho; significados; contributos da Teoria da Autodeterminação; envolvimento no trabalho;
2.Conceitos de carreira e implicações; a sua ‘dupla face’ externa e interna;
3.Contexto sócio–histórico; fatores históricos e culturais;
4.Perspetiva sistémica: modelos, teorias e implicações
a.Papéis sociais: transição, conflito e conciliação
b.Personalidade vocacional e correspondência pessoa-meio na escolha e ajustamento
c.Fases, processos e ciclos no lifespan
d.Ação, expressão do autoconceito, competências psicossociais de adaptabilidade e construção da carreira
e.Fatores sócio estruturais do contexto (heranças) e as influências de género, classe social e raça
f.Movimentos´’ e trajetórias ‘ topografia’; as ‘novas carreiras’
g.Influências das relações sociais, redes de contactos e comunidades
h.Construção autobiográfica, identidade narrativa e função retórica na carreira
5. Exemplos de modelos de desenvolvimento / Gestão/Criatividade de car

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Resolução de problemas: 40.0%
Trabalho de síntese: 40.0%

Bibliografia

1.Inkson, K., Dries, N., & Arnold, J. (2015). Understanding careers (2nd ed.). Los Angeles: Sage.

2.Blustein,D. (2006). The Psychology of Working: A new perspective for career development, counseling, and public policy. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum

3.Hartung, P. & Subich, L. (eds) (2011). Developing self in work and career.  Concepts, cases and contexts. Washington: American Psychol. Association

4.Brown, S.D. & Lent, S.W. (2005). Career Development and Counseling: Putting Theory and Research to Work. Hoboken, NJ.: John Wiley and Sons.

5.Greenhaus, J.H., Callanan, G.A. & Godshalk, V.M. (2010). Career Management (4th ed). Thousand Oaks, CA: Sage.

6.Peiperl, M., Arthur, M., Goffee, R. , &. Anand, N. (Eds) (2002).Career Creativity: Explorations in the Remaking of Work. Oxford: Oxford Univ. Press

7.Vondracek, F, Ferreira, J. & Santos, E. (2009). Vocational behavior and development in times of social change: new perspectives for theory and practice. Inter. J. Educational Vocat. Guidance