Temas de Desenvolvimento de Carreira do Adulto

Ano
3
Ano lectivo
2017-2018
Código
01003300
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Ciências Sociais, Psicologia do desenvolvimento, Metodologia de investigação.

Métodos de Ensino

1. Apresentação expositiva

2. Discussão de textos

3. Análise e discussão de casos e exercícios aplicados.

4. Participação (opcional) num estudo-piloto, mediante tarefas circunscritas de análise de dados e tratamentos estatísticos apropriados às hipóteses e interpretação dos resultados.

Resultados de Aprendizagem

1. Identificar e definir paradigmas e métodos no estudo da conduta vocacional e da carreira

2. Relacionar conceitos teóricos e operacionais com objectivos e resultados de investigação e de intervenção.

3. Fazer a recensão crítica de textos didáticos sobre diferentes temas (respeitantes a diferentes metáforas de careira) e comunicar e discutir oralmente e por escrito a relação entre os conceitos e resultados de investigação.

4. Transferir conhecimentos e aplicar grelhas teóricas na análise e discussão de casos ou de situações práticas.

5. Exercitar competências de pesquisa bibliográfica, designadamente, levantamento de investigação corrente subordinada a problemas e temas específicos, e sua revisão e recensão.

6. Oportunidade (opcional) de treino de competência de investigação empírica, através de tarefas circunscritas de recolha, tratamento e análise de dados e interpretação de resultados, se o aluno aderir a um estudo piloto.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Abordagem histórica e sociopsicológica

2. Perspetivas integrativas no estudo da Carreira:sistémica, do desenvolvimento em contexto; da complexidade e processos caóticos

3. Referentes múltiplos da carreira, organizados por metáforas (Inkson, 2007) e relação com teorias explicativas. A Carreira como: Ajustamento Pessoa-Meio;Ciclos (fases e processos de desenvolvimento);Herança (influências do género, etnicidade, classe); Papéis (transições, identidade, inovação no papel; conflitos de papeis);Ação (sucesso subjetivo; teorias sociocognitiva e da construção da carreira); Viagens (tipos de percursos e fronteiras, influência contextual;tipologias de carreiras); Relações (comunidades e redes sociais); Estórias (narrativa biográfica; retóricas e apresentação pública;gestão de impressões);Recursos (gestão de recursos humanos e gestão pessoal)

4. As carreiras Sem fronteiras e Proteica

5. Modelos para desenvolvimento da carreira: Gestão (Greenhaus & Callahan, 2010) e Criatividade (CareerCraft)

Docente(s) responsável(eis)

Maria São João Castilho Breda

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Periodica
Trabalho individual assume uma de três alternativas: trabalho de síntese (revisão de literatura e recensão de artigos de investigação), Projeto (elaboração de um guia de educação de carreiras), ou relatório de investigação (participação num estudo piloto): 40.0%
Um trabalho de síntese por escrito (6/20 valores), um relatório de resolução de problemas (tarefa de análise de um caso e dinamização / realização de um exercício) (4/20 valores), e discussão oral (2/20 valores), realizados em grupo : 60.0%

Bibliografia

Inkson, K. (2007). Understanding Careers. The metaphors of working lives. Thousand Oaks, CA: SAGE.

Collin, A & Young, R.A. (2000) (Eds.), The future of career. Cambridge: Cambridge University Press.

Patton, W. and McMahon, M.L. (2006). Career development and systems theory: Connecting theory and practice 2nd ed. Rotterdam: Sense Publishers, 2006

Greenhaus, J.H., Callanan, G.A. & Godshalk, V.M. (2010). Career Management (4th ed). Thousand Oaks, CA: Sage.

Arnold, J. (2006/1997). Managing careers into the 21st century. London: Paul Chapman.

Brown, S.D. & Lent, S.W. (2005). Career Development and Counseling: Putting Theory and Research to Work. Hoboken, NJ.: John Wiley and Sons. (complementar)

Niles, S. G. (Ed.)(2002).Adult career development: Concepts, issues, and practices. Alexandria, VA: The NCD Ass.

Taveira, M.C., Coelho, H., Oliveira, H. & Leonardo, J. (2004) (Eds), Desenvolvimento Vocacional ao Longo da Vida: fundamentos, princípios e orientações. Coimbra: Almedina.