Novas Perspectivas em Geografia Humana

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
03007732
Área Científica
Geografia Humana
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Método de ensino presencial, com promoção da discussão crítica , através do debate de ideias, com a organização de conferências, apresentação de casos e situações específicas.

Procura da valorização da autocritica e da heterocrítica por intermédio da avaliação de temáticas centrais e inovadoras da área científica da Geografia Humana.

Avaliação feita através da elaboração, apresentação e discussão de um trabalho de investigação individual.

Resultados de Aprendizagem

No final do semestre os alunos devem:

a) ser capazes de discutir criticamente qualquer assunto no âmbito da Geografia Humana;

b) criar o seu próprio discurso sobre assuntos que lhe sejam propostos;

c) dominar e explorar de forma inovadora os conceitos das temáticas associadas ao mundo rural;

d) dominar e explorar de forma inovadora os conceitos das temáticas associadas ao mundo urbano;

e) dominar e explorar de forma inovadora os conceitos das temáticas associadas à compreensão do território e dos seus elementos sociais e económicos;

f) dominar e explorar de forma inovadora os conceitos das temáticas associadas á valorização das dinâmicas populacionais.

Estágio(s)

Não

Programa

• Rural pós-produtivista e ruralidade pós-moderna.

• Novos patrimónios, lazeres turísticos e desenvolvimento: dos lugares às redes.

• As indústrias criativas e a imagem dos lugares: relação com o marketing territorial.

• Territorialidades e dinâmicas de desreterritorialização – análise teórica dos conceitos e discussão de estudos de caso nacionais e internacionais.

• Conflitos territoriais. A problemática dos muros e da fragmentação do espaço.

• Segunda Transição Demográfica: Implicações na estrutura populacional da europa e de Portugal;

• Transição Epidemiológica e a sua implicação nas dinâmicas populacionais; desigualdades regionais.

• Conhecimento, inovação e território. A perspetiva da Geografia.

• Inovação, criatividade, território e desenvolvimento.

• Conhecimento, inovação e políticas públicas. União Europeia e Portugal.

• Cidades, Turismo e Desenvolvimento.

• Sustentabilidade territorial, patrimonialização e turistificação urbana.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Santana Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

Aitken, S.; Valentine, G. (eds.) (2008). Approaches to Human Geography. London, SAGE Publications.

Ascher, F. (1995) Métapolis ou l’avenir des villes. Paris: Editions Odile Jacob.

Haesbaert, R. (2004). O mito da desterritorialização. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Lestahage, R. (2014) The second demographic transition. PNAS; Dec 23, 2014; Vol 111, nº51.

Nijkamp, P. & Siedschlag, I. (ed.) (2011). Innovation, Growth and Competitiveness. Springer-Verlag: Berlim-Heidelberg.

Price, M. (2007). Mountain Area Research and Management. Integrated Approaches. London, Earthscan.

Santos, N. (2001). A Sociedade de Consumo e os Espaços Vividos pelas Famílias. CEG Coimbra. Lisboa: Colibri.

Seixas, J. (2013). A cidade na encruzilhada. Repensar a cidade e a sua política. Porto, Edições Afrontamento.

Soja, E. (2010). Seeking Spatial Justice. Minneapolis: University of Minnesota Press.

Wilson, J. (ed.) (2012). The Routledge Handbook of Tourism Geographies. London & New York, Routledge.