Temas de Literatura Latina e Neolatina

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03008263
Área Científica
Literatura Latina
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O seminário funcionará em regime de avaliação contínua em b-learning. Cada item tem uma exposição teórica, comentário de textos e exposições dos alunos. Além de intervenções orais e escritas apresentadas em comunicações  (feitas em sessões presenciais e através do recurso a uma plataforma de e-learning), a avaliação contínua comportará igualmente a realização de um trabalho final escrito, com a respetiva defesa oral, segundo um tema e uma estrutura a acertar com o docente e desenvolvido sob supervisão deste.

Resultados de Aprendizagem

- Ler criticamente e analisar estética e ideologicamente textos de autores da latinidade clássica e neolatina.

- Estabelecer relações entre o seu conteúdo e o contexto histórico, político e social em que os autores em análise se inserem.

- Sistematizar os diferentes temas, estruturas literárias e formas, identificando os topoi recorrentes e a sua pervivência nos modelos retorico-literários nas literaturas europeias e ocidentais.

-Cumpridos estes processos, o estudante deve dispor de autonomia na avaliação dos testemunhos culturais estudados e ser capaz de obter resultados comparativos de relevo para a sua própria realidade cultural.

Estágio(s)

Não

Programa

Este seminário visa explorar o poder do verbo na continuidade da cultura literária concebida e modelada no mundo antigo e projetada para o mundo pós-romano (da Antiguidade Tardia ao Humanismo Renascentista).

Reflexão sobre o uso da retórica e os três genera dicendi, a partir de textos de autores clássicos.

A literatura apologética e a polemística cristã como estratégia de inserção na ordem romana

Explicar o texto sagrado: o nascimento da Homilia como género literário

Santo Agostinho, De Doctrina Christiana – o primeiro manual de Homilética

A exegese do Livro de Job e do Cântico dos Cânticos: Gregório Magno, Moralia in Job e a Expositio in CC

Autoridade episcopal na legitimação do poder: Hilário de Poitiers

A biografia e hagiografia enquanto estratégias políticas

O exercício da ars praedicandi

Os Sermões de Santo António de Lisboa

Sermão de D. João de Cardaillac, nas exéquias de De Inês de Castro

Orações de louvor no Colégio das Artes, em honra da Rainha Santa Isabel. 

Docente(s) responsável(eis)

Delfim Ferreira Leão

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 10.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 60.0%

Bibliografia

Boin, D., Coming out Christian in the Roman World, Bloomsbury, 2015.

Briscoe, Marianne G., and Barbara H. Jaye, Artes Praedicandi and Artes orandi. Typologie des Sources du Moyen Age Occidental fasc. 61. Turnhout, Belgium: Brepols, 1992.

Brunhölzl, F., Histoire de la Littérature Latine du Moyen Âge. 3 vols., Louvain-la-Neuve, 1990-1996.

Murphy, J. J., Rhetoric in the Middle Ages: A History of Rhetorical Theory from Saint Augustine to the Renaissance, Berkely, 1974.

MacDonald, A et al., Learned Antiquity, Scholarship and Society, Peeters, 2003.

Lössl, J.; Baker-Brian, N. (eds),  A Companion to Religion in Late Antiquity, Willey-Blackwell, 2018.

Kennedy, G. A., Classical Rhetoric and its Christian and Secular Tradition from Ancient to Modern Times. Mews, 2003

Nederman, C. J. and Thomson, R. M. (eds). Rhetoric and Renewal in the Latin West: Essays in Honor of John Ward, O. Turnhout, Belgium, Brepols, 2003.

Olivar, A., La Predicación Cristiana Antigua, Biblioteca Herder, Barcelona, 1991.