Ethos, Praxis e Poiesis na Cultura Grega

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03008237
Área Científica
Cultura Clássica/História Antiga
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O seminário funcionará em regime de avaliação contínua. A avaliação final resultará dos seguintes elementos:

a) intervenções colhidas nas sessões à distância, através do recurso a uma plataforma que possibilita aulas síncronas e assíncronas;

b) participação nas discussões e apresentação de pequenos trabalhos nas sessões presenciais;

c) realização de um trabalho final escrito, com a respetiva defesa oral, realizado sob orientação direta do docente.

Resultados de Aprendizagem

O programa proposto pretende levar ao desenvolvimento das seguintes competências nos alunos:

- Reconhecer as especificidades dos géneros literários abordados.

- Estimular uma leitura qualificada e ampla dos textos em análise.

- Compreender e refletir sobre construções, valores e práticas que textos gregos estruturantes da Cultura Grega retratam dos pilares humanos da pólis: o homem-governante-soldado-marido-pai-filho; a mulher-governanta/governada-esposa-mãe-filha.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Os Poemas Homéricos: regras sociais, laços afetivos e códigos de valores inspiradores dos ‘modelos’ clássicos do masculino e do feminino.

2. Histórias de Heródoto: perfil ético e praxis política dos governantes/regimes autocráticos, oligárquicos e democráticos; pervivência e rotura dos modelos épicos dos vários perfis de masculino e feminino.

3. As Bacantes de Eurípides: (pre)conceitos sócio-culturais sobre os papéis da mulher (esposa, donzela e mãe) e do homem (governante, jovem ou maduro).

4. A República de Platão: a polis e o seu exercício do poder político (politeia); governo (arkhē) e guerra civil (stasis) na polis e na alma.

5. A Política de Aristóteles: a relação entre família (oikos) e polis, a amizade familiar e política e a “certa pluralidade” (plēthos ti) sem a qual não há vida política.

6. Obras morais e Vidas de Plutarco: a importância da ética dos afetos na construção das relações de philia familiar.

Docente(s) responsável(eis)

Carmen Isabel Leal Soares

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas aulas: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

Beck, M. (ed.) (2013), A Companion to Plutarch, Oxford.

Foxhall, L. (2013), Studying Gender in Classical Antiquity, Cambridge.

Minchin, E. (2007), Homeric Voices: Discourse, Memory, Gender, Oxford.

Rosen, S. (2005), Plato's Republic: a Study. New Haven & London, Yale University Press.

Sá, A. F. (2017), “Platão e a Beleza Ambígua da Democracia”, Archai, nº19, 20: 15-35, 15-38.

Schofield, M. (1999), Saving the City. London & New York, Routledge.

Soares, C. (2018), “I messaggeri di Euripide, come narratori di orrori”, in Ieranò, G. et al., Il racconto a teatro. Dal dramma antico al Siglo de Oro alla scena contemporanea. Università degli Studi di Trento, 77-88.

__,“Regimes políticos nas Histórias de Heródoto. O “Diálogo dos Persas” (3. 80-82)”, in Soares, C. et al. (ed.), Pólis/Cosmópolis, Coimbra, 43-52.

Strauss, L. (1995), City and Man, Chicago & London, Chicago University Press.

Voegelin, E. (1990), Order and History: Plato and Aristotle, Baton Rouge, Louisiana State University Press.