Ethos, Praxis e Poiesis na Cultura Grega
1
2022-2023
03008237
Cultura Clássica/História Antiga
Português
Inglês
B-learning
Semestral
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O seminário funcionará em regime de avaliação contínua. A avaliação final resultará dos seguintes elementos:
a) intervenções colhidas nas sessões à distância, através do recurso a uma plataforma que possibilita aulas síncronas e assíncronas;
b) participação nas discussões e apresentação de pequenos trabalhos nas sessões presenciais;
c) realização de um trabalho final escrito, com a respetiva defesa oral, realizado sob orientação direta do docente.
Resultados de Aprendizagem
O programa proposto pretende levar ao desenvolvimento das seguintes competências nos alunos:
- Reconhecer as especificidades dos géneros literários abordados.
- Estimular uma leitura qualificada e ampla dos textos em análise.
- Compreender e refletir sobre construções, valores e práticas que textos gregos estruturantes da Cultura Grega retratam dos pilares humanos da pólis: o homem-governante-soldado-marido-pai-filho; a mulher-governanta/governada-esposa-mãe-filha.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Os Poemas Homéricos: regras sociais, laços afetivos e códigos de valores inspiradores dos ‘modelos’ clássicos do masculino e do feminino.
2. Histórias de Heródoto: perfil ético e praxis política dos governantes/regimes autocráticos, oligárquicos e democráticos; pervivência e rotura dos modelos épicos dos vários perfis de masculino e feminino.
3. As Bacantes de Eurípides: (pre)conceitos sócio-culturais sobre os papéis da mulher (esposa, donzela e mãe) e do homem (governante, jovem ou maduro).
4. A República de Platão: a polis e o seu exercício do poder político (politeia); governo (arkhē) e guerra civil (stasis) na polis e na alma.
5. A Política de Aristóteles: a relação entre família (oikos) e polis, a amizade familiar e política e a “certa pluralidade” (plēthos ti) sem a qual não há vida política.
6. Obras morais e Vidas de Plutarco: a importância da ética dos afetos na construção das relações de philia familiar.
Docente(s) responsável(eis)
Carmen Isabel Leal Soares
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas aulas: 20.0%
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho de investigação: 60.0%
Bibliografia
Beck, M. (ed.) (2013), A Companion to Plutarch, Oxford.
Foxhall, L. (2013), Studying Gender in Classical Antiquity, Cambridge.
Minchin, E. (2007), Homeric Voices: Discourse, Memory, Gender, Oxford.
Rosen, S. (2005), Plato's Republic: a Study. New Haven & London, Yale University Press.
Sá, A. F. (2017), “Platão e a Beleza Ambígua da Democracia”, Archai, nº19, 20: 15-35, 15-38.
Schofield, M. (1999), Saving the City. London & New York, Routledge.
Soares, C. (2018), “I messaggeri di Euripide, come narratori di orrori”, in Ieranò, G. et al., Il racconto a teatro. Dal dramma antico al Siglo de Oro alla scena contemporanea. Università degli Studi di Trento, 77-88.
__,“Regimes políticos nas Histórias de Heródoto. O “Diálogo dos Persas” (3. 80-82)”, in Soares, C. et al. (ed.), Pólis/Cosmópolis, Coimbra, 43-52.
Strauss, L. (1995), City and Man, Chicago & London, Chicago University Press.
Voegelin, E. (1990), Order and History: Plato and Aristotle, Baton Rouge, Louisiana State University Press.