Seminário de Orientação
2
2020-2021
03007483
Teoria da Literatura
Português
Inglês
Presencial
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento da língua inglesa nível C1
Métodos de Ensino
Este seminário está centrado no debate de grupo, na investigação bibliográfica e na orientação individual com o objetivo de desenvolver as competências metodológicas e teóricas necessárias à conceção e redação de um projeto de tese. Este projeto é apresentado publicamente numa prova de qualificação a realizar no fim do semestre.
Resultados de Aprendizagem
a) Investigar fontes bibliográficas e eletrónicas relevantes para os diversos projetos, de acordo com a metodologia desenvolvidas no Programa Materialidades da Literatura;
b) Usar produtivamente motores de pesquisa automática, bases de dados científicas e repositórios digitais, designadamente SIIB/UC, PORBASE, b-on, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e Google Scholar;
c) Usar corretamente as convenções para anotar, citar e indicar fontes bibliográficas e eletrónicas;
d) Desenvolver a capacidade de articulação e fundamentação de um projeto autónomo de investigação científica;
e) Desenvolver a competência crítica e autocrítica na interação com os pares em contexto de investigação;
f) Desenvolver a competência no uso de ferramentas digitais na investigação literária, incluindo plataformas de edição e publicação, e programas de análise de texto e visualização de dados;
g) Conhecer e aplicar as estratégias essenciais de uma apresentação oral.
Estágio(s)
NãoPrograma
Este seminário desenvolve aptidões específicas para a investigação avançada. Tem por objetivo contribuir para uma formulação sólida e informada dos projetos de investigação individuais a desenvolver nos cinco semestres seguintes. Através de um intenso trabalho de grupo, visa explorar as possibilidades de articulação entre o conhecimento das práticas literárias e as metodologias baseadas na análise das suas materialidades específicas. Trata-se de integrar (1) o contexto científico de investigação específico deste programa, (2) a definição de um corpus de análise e (3) a formulação de um problema. No final do seminário de orientação os/as estudantes deverão apresentar um Projeto de Tese de Doutoramento, que será objeto de avaliação numa prova pública. Os conteúdos abordados dependem do conjunto de projetos de tese em desenvolvimento em cada edição do seminário.
Docente(s) responsável(eis)
Manuel José de Freitas Portela
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 25.0%
Projecto: 75.0%
Bibliografia
BURDICK, A., Drucker, J., Lunenfeld, P., Presner, T. & Schnapp, J. (2012). Digital_Humanities, Cambridge, MA: The MIT Press.
FIORMONTE, D., Numerico, T. & Tomasi, F. (2015). The Digital Humanist: A Critical Inquiry. New York: punctum books.
MLA (2016). MLA Handbook for Writers of Research Papers. New York: Modern Language Association of America [8th ed.].
PRICE, K. M. and Siemens, R. eds. (2013-2019). Literary Studies in the Digital Age: An Evolving Anthology, MLA, Online. https://dlsanthology.mla.hcommons.org/
SAYERS, J. (2020). Making Things and Drawing Boundaries: Experiments in the Digital Humanities. Minneapolis: University of Minnesota Press.
SCHREIBMAN, S., Siemens, R. and Unsworth, J. eds. (2016). A New Companion to Digital Humanities. 2nd Edition. Oxford: Wiley-Blackwell.
SIMANOWSKI, Roberto (2016). Digital Humanities and Digital Conversations on Politics, Culture, Aesthetics and Literacy. London: Open Humanities.