Seminário de Orientação
2
2018-2019
03007483
Teoria da Literatura
Português
Inglês
Presencial
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio da língua inglesa.
Métodos de Ensino
Este seminário está centrado no debate de grupo, na investigação bibliográfica e na orientação individual com o objetivo de desenvolver as competências metodológicas e teóricas necessárias à conceção e redação de um projeto de tese. Este projeto é apresentado publicamente numa prova de qualificação a realizar no fim do semestre.
Resultados de Aprendizagem
a) Investigar fontes bibliográficas e eletrónicas relevantes para os diversos projetos, de acordo com a metodologia desenvolvidas no Programa “Materialidades da Literatura”;
b) Usar produtivamente motores de pesquisa automática, bases de dados científicas e repositórios digitais, designadamente SIIB/UC, PORBASE, b-on, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e Google Scholar;
c) Usar corretamente as convenções para anotar, citar e indicar fontes bibliográficas e eletrónicas;
d) Desenvolver a capacidade de articulação e fundamentação de um projeto autónomo de investigação científica;
e) Desenvolver a competência crítica e autocrítica na interação com os pares em contexto de investigação;
f) Desenvolver a competência no uso de ferramentas digitais na investigação literária, incluindo plataformas de edição e publicação, e programas de análise de texto e visualização de dados;
g) Conhecer e aplicar as estratégias essenciais de uma apresentação oral.
Estágio(s)
NãoPrograma
Este seminário desenvolve aptidões específicas para a investigação avançada. Tem por objetivo contribuir para uma formulação sólida e informada dos projetos de investigação individuais a desenvolver nos cinco semestres seguintes. Através de um intenso trabalho de grupo, visa explorar as possibilidades de articulação entre o conhecimento das práticas literárias e as metodologias baseadas na análise das suas materialidades específicas. Trata-se de integrar (1) o contexto científico de investigação específico deste programa, (2) a definição de um corpus de análise e (3) a formulação de um problema. No final do seminário de orientação os/as estudantes deverão apresentar um projeto de tese de doutoramento, que será objeto de avaliação numa prova pública.
Docente(s) responsável(eis)
Manuel José de Freitas Portela
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 25.0%
Projecto: 75.0%
Bibliografia
BERRY, David M., ed. (2012). Understanding Digital Humanities. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
BURDICK, Anne et al. (2012). Digital_Humanities, Cambridge, MA: The MIT Press.
GIBALDI, Joseph (2009). MLA Handbook for Writers of Research Papers. New York: MLA [7th edition].
GOLD, Matthew K., ed. (2012). Debates in the Digital Humanities. Minneapolis: U of Minnesota P.
Guia do Curso (2010-2015): https://matlit.wordpress.com/sobre/guia-do-curso/
PORTELA, Manuel, ed. (2005-2015). ‘F de Ferramentas | T for Tools’’, in DigLitWeb, http://www.ci.uc.pt/diglit/DigLitWebFdeFerramentas.html
PRICE, Kenneth M. and Ray Siemens, eds. (2013). Literary Studies in the Digital Age: An Evolving Anthology (MLA, 2013) http://dlsanthology.commons.mla.org/
SCHREIBMAN, Susan et al. eds. (2004). A Companion to Digital Humanities. http://www.digitalhumanities.org/companion
SCHREIBMAN, Susan et al. (2008). A Companion to Digital Literary Studies. http://www.digitalhumanities.org/companionDLS/.