Tese

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
03007450
Área Científica
Filosofia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
240.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os doutorandos apresentam relatórios anuais ao orientador e participar em congressos de pós-graduação, onde devem apresentar anualmente uma comunicação. O diálogo com o orientador contribui para acertar linhas de pensamento, adotar estratégias de escrita, precisar metodologias, antecipar e aprofundar controvérsias e esquemas interpretativos. O acompanhamento individualizado (presencial ou à distância) reveste-se da maior importância. A modalidade tutorial permite uma investigação especializada, um acesso facilitado ao orientador e a possibilidade de um trabalho de investigação multifacetado.

Resultados de Aprendizagem

O terceiro ciclo em Filosofia sem componente curricular visa proporcionar a aquisição de competências prevista no art.º 28º do Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual, nomeadamente procurando conferir: capacidade de compreensão no domínio científico em que a dissertação é redigida; competências, aptidões e domínio de métodos de investigação; capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas; condições para a realização de trabalhos de investigação originais contribuindo para o alargamento das fronteiras do conhecimento e merecedores de divulgação nacional e internacional.

Estágio(s)

Não

Programa

Em curso de orientação tutorial, todos os docentes da secção de Filosofia são orientadores da investigação dos doutorandos, que lhes submetem um plano de trabalho sobre temáticas inscritas em: tópicos avançados de Filosofia antiga; tópicos avançados de Filosofia medieval; tópicos avançados de Filosofia moderna; tópicos avançados de Filosofia contemporânea; tópicos avançados de filosofia teórica e de filosofia prática. É de sublinhar, nestas áreas, o facto de um crescente número de candidatos nacionais e internacionais do espaço lusófono procurar o perfil específico de formação de ponta oferecida neste curso, em áreas de, ética e filosofia social e política, desconstrução, fenomenologia, hermenêutica filosófica teoria dos sistemas e argumentação (algumas formações são únicas no país). No contexto destas formações, os alunos são orientados para seguirem um perfil próprio de formação (escolha temática, participação em reuniões científicas, produção científica).

Docente(s) responsável(eis)

Maria Luísa Portocarrero Ferreira da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

Balsemão Pires, Edmundo (2011) A Individuação da Sociedade Moderna, Coimbra, Imprensa da Universidade de
Coimbra (Book).
Balsemão Pires, Edmundo & Braga, Joaquim, Editors (2015), Bernard de Mandeville’s Tropology of Paradoxes.
Morals, Politics, Economics and Therapy, Heidelberg, New York, Dordrecht, London, Springer (Book).P.Ricoeur, Temps et récit, Paris, 1983-1985 t. I-III.
P.Ricoeur, Soi-même comme un autre ,Paris, 1990
Jacques Derrida, Séminaire. La Bête et le souverain, I / II (Paris, 2004/2008)
Emmanuel Levinas, Autrement qu'être ou au-delà de l'essence(Dordrecht/Boston/London: Kluwer Academic
Publishers, 1988)
Maurice Merleau-Ponty, Phénoménologie de la perception, Paris, 1945
Marc Richir, Fragments phénoménologique sur le temps et l'espace, Grenoble, 2006.
João Maria André — Sentido, simbolismo e interpretação no discurso filosófico de Nicolau de Cusa. Lisboa, 1997.
Kurt Flash — Nikolaus von Kues. Geschichte einer Entwicklung. Frankfurt am Main, 2001.