Materialidades da Literatura II
1
2022-2023
03007382
Teoria da Literatura
Português
Inglês
Presencial
15.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento da língua inglesa nível C1.
Métodos de Ensino
Apresentação oral, exposição teórica, análise de obras experimentais (em códice e em formas digitais), debates, trabalho de grupo, e escrita no blogue e no wiki do Curso. Recurso a plataformas e recursos em linha dedicados a práticas literárias experimentais, designadamente aos diretórios, repositórios e arquivos ELMCIP, ELD, NT2, UbuWeb, PennSound, Po-Ex, CELL Project.
NOTA: Esta metodologia poderá sofrer pequenas alterações, dependendo do/a docente responsável e do nº de participantes.
Resultados de Aprendizagem
a) Descrever a dinâmica gráfica e corporizada da textualidade através da análise de superfícies gráficas e estruturas bibliográficas;
b) Descrever as estratégias de significação de textos intermédia e cinéticos em diversos géneros de poesia e ficção experimental;
c) Compreender os textos permutativos e gerativos como formas de literatura algorítmica;
d) Compreender os processos de intermediação, quer nas interações impresso-digital, quer nas interações ser humano-computador;
e) Descrever a materialidade multicamada da escrita em meio digital, e compreender a retórica das formas literárias computacionais;
f) Conceber uma obra impressa e/ou digital e/ou performativa.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Materialidades da Literatura: uma introdução
1.1. Onde estamos agora? Quem somos agora?
1.2. Pensar com e através dos objetos
2. Escrever e ler nos meios digitais
2.1. O que é a literatura no século XXI?
2.2. Auratura como literatura
2.3. Gramalepsia
2.4. Como lemos?
2.5. Máquinas de ler
2.6. Como escrevemos?
2.7. Máquinas de escrever
3. O livro e a interface
3.1. Campos textuais
3.2. Bibliograficalidade, graficalidade, autossemelhança
3.3. Página-plano (x, y) e códice-espaço (x, y, z)
3.4. Códigos bibliográficos, linguísticos e narrativos
3.5. O códice como espaço material e virtual
3.6. A interface gráfica do utilizador
3.7. Hipertexto e poética da interface
4. Circuitos, ficheiros, ecrãs: o que é a materialidade digital?
4.1. Derrida: iterabilidade da escrita
4.2. Hayles: linguagem, escrita, código
4.3. Kirschenbaum: forense vs. formal
4.4. Kittler: não há software
4.5. Manovich: só há software
4.6. Cayley e Jhave: poética dos dados
4.7. A linguagem como infraestrutura da rede
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação oral de um texto teórico: 30.0%
Projecto: 35.0%
Trabalho de investigação: 35.0%
Bibliografia
Boluk, S.; Flores, L.; Garbe J.; Salter, A. eds. 2016. Electronic Literature Collection (volume 3). Cambridge, MA: MIT. http://collection.eliterature.org/3/
Cayley, J. 2018. Grammalepsy: Essays on Digital Language Art. London: Bloomsbury.
Dobson, J. E.. 2019. Critical Digital Humanities. Chicago: University of Illinois Press.
Drucker, J. 2020. Visualization and Interpretation. Cambridge, MA: The MIT Press.
Marino, M. C. 2020. Critical Code Studies. Cambridge, MA: The MIT Press.
Pressman, J. 2020. Bookishness: Loving Books in a Digital Age. New York: Columbia University Press.
Ramsay, S. 2011. Reading Machines: Toward an Algorithmic Criticism. Urbana, IL: University of Illinois Press.
Rettberg, S. 2019. Electronic Literature. Cambridge: Polity Press.
Simanoswki, R. 2016. Digital Humanities and Digital Media. London: Open Humanities Press.
Tabbi, J, ed. 2017. The Bloomsbury Handbook of Electronic Literature. London: Bloomsbury.
Tabbi, J. ed. 2020. Post-Digital. London: Bloomsbury.