Materialidades da Literatura II

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
03007382
Área Científica
Teoria da Literatura
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio da língua inglesa.

Métodos de Ensino

Apresentação oral, exposição teórica, análise de obras experimentais (em códice e em formas digitais), debates, trabalho de grupo, e escrita no blogue e no wiki do Curso. Recurso a plataformas e recursos em linha dedicados a práticas literárias experimentais, designadamente aos diretórios, repositórios e arquivos ELMCIP, ELD, NT2, UbuWeb, PennSound, NetPoetic, Po-Ex, DigLitWeb.

 Esta metodologia poderá sofrer pequenas alterações, dependendo do/a docente responsável e do nº de participantes.

Resultados de Aprendizagem

a) Descrever a dinâmica gráfica e corporizada da textualidade através da análise de superfícies gráficas e estruturas bibliográficas;
b) Descrever as estratégias de significação de textos intermédia e cinéticos em diversos géneros de poesia e ficção experimental;
c) Compreender os textos permutativos e gerativos como formas de literatura algorítmica;
d) Compreender os processos de intermediação, quer nas interações impresso-digital, quer nas interações ser humano-computador;
e) Descrever a materialidade eletrónica e gráfica da escrita em meio digital, e compreender a retórica das formas literárias computacionais;
f) Conceber uma obra impressa e/ou digital e/ou performativa.

Estágio(s)

Não

Programa

Este seminário analisa diversas materialidades da literatura, centrando-se na visualidade, bibliograficalidade, intermedialidade, cinetismo, hipertextualidade e digitalidade. É dada especial atenção à dinâmica relacional das formas materiais e à natureza corporizada e performativa dos atos de leitura.
1. Textos constelados e percursos aleatórios na poesia e na narrativa.
2. Literatura algorítmica e textos em movimento: do OuLiPo à literatura eletrónica.
3. Poética do cibertexto e gramatologia do computador: Hayles, Bootz, Wardrip-Fruin, Aarseth, Eskelinen, Kirschenbaum.
4. A natureza performativa da leitura: o sentido como fenómeno emergente.
5. Letras em ação: a natureza social e discursiva da escrita e da leitura.

 

N.B O programa pode variar consoante os docentes responsáveis pela U.C.

Docente(s) responsável(eis)

Manuel José de Freitas Portela

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação oral de um texto teórico : 30.0%
Trabalho de investigação: 35.0%
Projecto: 35.0%

Bibliografia

Borras, Laura et al. eds. (2010). Electronic Literature Collection (volume 2). Available online at http://collection.eliterature.org/2/
Drucker, Johanna (2014). Graphesis: Visual Forms of Knowledge Production. Cambridge, MA: Harvard UP.
Eskelinen, Markku (2012). Cybertext Poetics. London: Continuum.
Hayles, N. Katherine (2008). Electronic Literature: New Horizons for the Literary. Notre Dame, IN: University of Notre Dame.
Hayles, N. Katherine et. al. eds. (2006). Electronic Literature Collection (volume 1). Available online at http://collection.eliterature.org/1/
Kirschenbaum, Matthew G. (2015). Track Changes: A Literary History of Word Processing. Cambridge, MA: Harvard UP.
Portela, Manuel (2013). Scripting Reading Motions: The Codex and the Computer as Self-Reflexive Machines. Cambridge, MA: The MIT Press.
Rettberg, Scott and Sandy Baldwin, eds. (2014). ELMCIP. Morgantown, WV: West Virginia UP.
Torres, Rui and Sandy Baldwin, eds. (2014). PO.EX. Morgantown, WV: West Virginia UP.