Materialidades da Cultura

Ano
1
Ano lectivo
2017-2018
Código
03007360
Área Científica
Estudos Culturais
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
15.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio da língua inglesa.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino são os apropriados a um seminário de doutoramento: visa-se, no essencial, a partir tanto de exposições do/a professor/a como de intervenções programadas dos/as alunos/as, criar um espaço de diálogo e de debate. Cada sessão terá por base um ou mais textos de referência, disponibilizados no início do semestre.

 Esta metodologia poderá sofrer pequenas alterações, dependendo do/a docente responsável e do nº de participantes.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular visa fornecer elementos de análise da cultura e da história da cultura do ponto de vista das suas materialidades. Espera-se que os estudantes adquiram: a) uma melhor competência no manejo de conceitos centrais dos estudos de cultura; b) se familiarizem com as referências mais relevantes; e c) desenvolvam uma capacidade autónoma de investigação conducente à formulação e execução de projetos consistentes.

Estágio(s)

Não

Programa

Esta disciplina oferece um espaço de reflexão sobre o conceito de cultura na sua articulação com a questão das materialidades. Está organizada na forma de um percurso por vários contextos de elaboração teórica dessa articulação, com vista à constituição de um universo de referências consistente que possa servir de base ao desenvolvimento dos interesses específicos dos estudantes. Algumas das estações desse percurso são, nomeadamente: cultura e modernidade; a materialidade dos signos; a materialidade das mediações técnicas; a materialidade da produção industrial e do mercado; a materialidade das instituições sociais; a materialidade das “coisas”; a materialidade do corpo e da performance; a materialidade do poder.

 

N.B O programa pode variar consoante os docentes responsáveis pela U.C.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação oral, incluindo uma apresentação: 20.0%
Trabalho de investigação: 80.0%

Bibliografia

Alexander, Jeffrey C. (2010). “Iconic Consciousness: The Material Feeling of Meaning”, Thesis Eleven, 103(1), 10-25.
Broadhurst, Susan; Machon, Josephine (eds.) (2009). Sensualities/Textualities and Technologies. Writings of the Body in 21st Century Performance. Basingstoke: Palgrave MacMillan.
Dant, Tim (2005). Materiality and Society. Maidenhead: Open University Press.
Gumbrecht, Hans Ulrich; Marrinan, Michael (orgs.) (2003). Mapping Benjamin: The Work of Art in the Digital Age. Stanford: Stanford University Press.
Gumbrecht, Hans Ulrich; Pfeiffer, Karl Ludwig (eds.) (1994). Materialities of Communication. Stanford, Calif.: Stanford University Press.
Lash, Scott; Celia Lury (2007). Global Culture Industry: The Mediation of Things. London: Polity Press.
Miller, Daniel (ed.) (2005). Materiality. Durham, N.C.: Duke University Press.
Staten, Henry (2012). “The Origin of the Work of Art in Material Practice”, New Literary History, 43, 43-64.