Curadoria de Exposições II

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02007084
Área Científica
Artes
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Inglês recomendados.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino definidos são:

1. Aprendizagem através da prática: pedagogias activas;

2. Tónica aos aspectos de solução de problemas;

3. Trabalho de grupo autónomo;

4. Resposta autónoma a situações reais de produção expositiva

5. Metodologia de projeto baseada na relação direta com autores, orientada pelo modelo de ensino project-concept based teaching

Importa salientar, ainda, o contacto com artistas e curadores presentes no Colégio através do Doutoramento em Arte Contemporânea e a possibilidade de partilha de equipamento e material técnico e oficinal das Galerias de exposição.

Resultados de Aprendizagem

1. Desenvolver pontos de vista autónomos sobre os processos expositivos.

2. Informar sobre os vários processos e complexidades das várias áreas da prática curatorial (curadoria de colecções, trabalho em instituições museológicas, projectos em instituições alternativas, em galerias, etc.).

3. Colocar o estudante perante a tomada efectiva de decisões curatoriais

Do ponto de vista das capacidades a desenvolver nos alunos, são privilegiadas:

1. Ser capaz de desenvolver um projecto curatorial autónomo e autoral;

2. Desenvolver competências de negociação e trabalho em equipa.

3. Poder integrar-se em várias tipologias de trabalho curatorial (mediação e educação, publicações, programação, produção) e em vários campos de acção: das artes performativas ao cinema.

Estágio(s)

Não

Programa

Curare: História e Teoria da Curadoria II: Curadoria e participação; Curadoria e autoria; Curadoria e mediação; Projectos curatoriais: entre a ideia e a experiência_entre a teoria e a prática;Curadoria e práticas activistas; Curadoria e acessibilidade: Workshop com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian; Workshop de curadoria II: Práticas de Investigação Directa: Mesa de montagem (LAB)/ Practice Based Research; Seminários e masterclasses com artistas e curadores; concepção e desenvolvimento de um projecto curatorial, em equipa, para os espaços expositivos do Colégio das Artes (ou outros a definir) ou no contexto da parceria com a Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra Anozero.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Luísa Rito da Silva Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Assiduidade: 10.0%
Trabalho de investigação: 45.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 45.0%

Bibliografia

GROYS, Boris, Multiple authorship. IDEA arts + society, 1(26), 5-11, 2007;Obrist, H. U. (2008). A Brief History of Curating. Zurich, Dijon: JRP-Ringier & Les presses du reel;Smith, Terry. (2012). Thinking Contemporary Curating. New York, NY: Independent Curators International;Filipovic, Elena (ed.), “The Artist as Curator: an Anthology”, Koenig Books, London, 2017;BEATRICE VON BISMARCK, BENJAMIN MEYER-KRAHMER (EDS.) Hospitality: Hosting Relations in Exhibitions, Sternberg Press, 2016JENS HOFFMANN, In the Meantime Speculations on Art, Curating, and Exhibitions Sternberg Press, 2019;TRISTAN GARCIA, VINCENT NORMAND (EDS.) Theater, Garden, Bestiary: A Materialist History of Exhibitions, Sternberg Press, 2019; SOPHIA YADONG HAO (ED.) Of Other Spaces: Where Does Gesture Become Event? Sternberg Press, 2019;GEORGE, The Curator's Handbook Hardcover, Thames & Hudson, 2015;REILLY,  Maura, Curatorial Activism: Towards an Ethics of Curating, Thames & Hudson, 2018.