Curadoria de Exposições II
1
2019-2020
02007084
Artes
Português
Presencial
Semestral
10.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Inglês recomendados.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino definidos são:
1. Aprendizagem através da prática;
2. Tónica aos aspectos de solução de problemas;
3. Trabalho de grupo autónomo;
4. Resposta autónoma a situações reais de produção expositiva.
Resultados de Aprendizagem
1. Desenvolver pontos de vista autónomos sobre os processos expositivos.
2. Informar sobre os vários processos e complexidades das várias áreas da prática curatorial (curadoria de colecções, trabalho em instituições museológicas, projectos em instituições alternativas, em galerias, etc.).
3. Colocar o estudante perante a tomada efectiva de decisões curatoriais
Do ponto de vista das capacidades a desenvolver nos alunos, são privilegiadas:
1. Ser capaz de desenvolver um projecto curatorial autónomo e autoral;
2. Desenvolver competências de negociação e trabalho em equipa.
3. Poder integrar-se em várias tipologias de trabalho curatorial (serviços educativos, publicações, exposições).
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A invenção de um novo papel: o curador independente
2. Diversos aspectos da prática curatorial:
Curadoria e coleções;
Curadoria e edição;
Curadoria em contexto museológico;
Curadoria e o universo das bienais.
Temas:
1. Curadoria entre interpretação e experiência
2. Curadoria e políticas participativas.
Practicum:
O practicum é dedicado, no segundo semestre, ao desenvolvimento das actividades do Laboratório de Curadoria, no qual os alunos desenvolvem 3 projetos com artistas plásticos, desde a sua concepção até à implementação nos espaços do Laboratório de Curadoria do Colégio das Artes.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Luísa Rito da Silva Rodrigues
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 80.0%
Bibliografia
1. Greenberg, Reesa ed al. (ed.) (1996). Thinking about exhibitions. Londres: Routledge.
2. Guelton, Bernard (1998). L’exposition: Interpretation et reinterpretation. Paris: L’Harmattan.
3. Crane, Susan A (2000). Museums and Memory. S. Francisco: Stanford University Press.
4. O’Neill, Paul (Ed.), (2007). Curating Subjects. Amsterdam: De Appel.
5. Obrist, Hans Ulrich (2008). A Brief History of Curating. Paris: Documents, Les Presses du Réel.
6. Graham, Bill, Cook, Sarah (2010). Rethinking Curating. Cambridge Mass: MIT Press.
7. O'Neill, Paul (2012). The Culture of Curating and the Curating of Cultures. Cambridge, Mass.: MIT Press.
8. Smith, Terry (2012). Thinking Contemporary Curating. New York: ICI.
9. Bezzola, Tobia, Kurzmeyer, Roman (ed.) (2007). Harald Szeeman with by through because towards, Zurich and New York: Edition Voldemeer and Springer.