Critica e Ensaística sobre Arte
1
2017-2018
02007062
Artes
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Inglês recomendados.
Métodos de Ensino
O método de ensino é teórico-prático com análise de textos bem como a produção de textos escritos.
Proceder-se-á à análise e debate dos textos propostos para cada sessão e os alunos serão convidados a participar na apresentação dos autores/textos em análise.
Resultados de Aprendizagem
Conhecer os principais problemas da critica de arte e os autores.
Saber distinguir entre uma teoria da arte e uma critica da arte.
Desenvolver capacidade de problematização e abstracção no campo da arte contemporâneo. Adquirir ferramentas para a produção de textos de enquadramento, reflexão e apresentação obras de arte, exposições e artistas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Do nascimento da arte ao conceito moderno de arte. Os conceitos de autonomia e desinteresse e a constituição de um território autónomo para a arte.
2. De uma teoria da arte a uma crítica da arte. A constituição da disciplina da crítica entre a história da arte e a filosofia.
3. Ver, julgar, perceber arte. Os juízos e regras estéticas.
4. O lugar do sujeito na experiência da arte. Do paradigma do espectador à política da participação: autonomia e implicação.
5. A temporalidade da arte: O que é o contemporâneo? Cronologia, contágio e elipse.
6. Experiência da arte e a experiência da escrita.
Docente(s) responsável(eis)
Nuno Alexandre Coimbra Crespo
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Bishop, C., Artificial Hells. Participatory art and the politics of spectatorship, London & New York: Versus Books, 2012
Benjamin, W., O Anjo da história, trad. João Barrento, Lisboa: Assírio & Alvim, 2008
Didi-Huberman, G., L’Image survivant. Histoire de l’art et temps des fantômes selon Aby Warburg, Paris: Les Éditions de Minuit, 2002
Kant, I., Crítica da Faculdade do Juízo, trad. António Marques e Valério Rohden, Lisboa: Imprensa Nacional Casa daMoeda, 1992
Ranciére, J., O espectador emancipado, trad. José Mirdand Justo, Lisboa: Orfeu Negro, 2010
Wittgenstein, L., Aulas e Conversas sobre Estética, Psicologia e Fé Religiosa, Trad. Miguel Tamen Lisboa: edições Cotovia, 1991
Woodmansee, Martha, The author, art, and the market. Rereading the history of aesthetics, New York: Columbia University Press, 1994.