Questões Teóricas da Arte Contemporânea

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02007051
Área Científica
Artes
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de história da arte e de filosofia moderna e contemporânea; Conhecimentos de inglês (leitura).

Métodos de Ensino

Sessões de carácter teórico e expositivo e de leituras comentadas, eventualmente coadjuvadas com imagens ou filmes. Apresentação e discussão, por parte dos alunos, de pesquisas e sínteses sobre temas e autores previamente acordados. 

Resultados de Aprendizagem

Compreender a diversidade de modelos teóricos e de abordagens conceptuais à arte contemporânea a partir da compreensão, da interpretação e da formulação de juízos estéticos. Contextualizar a teoria da arte na história da arte e na recepção das práticas artísticas, articulando-a com os contributos de outras áreas do conhecimento, tais como a filosofia, a antropologia, a psicanálise, a sociologia e os estudos culturais. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. O que é e para que serve a teoria da arte. A experiência estética e a sua relação com a história (da arte). Interpretação, significado e agenciamento. Do belo ao interessante. Articulações e nexos: que teorias servem que práticas

2. Teorias vs práticas: formalismo modernista e viragem linguística da arte; autocrítica do medium e condição post-medium; autonomia da arte e arte enquanto experiência “interessada”. Os escritos dos artistas norte-americanos dos anos 1960-70

3. Reptos das artes menores: ornamento e “obra de arte total”. Originalidade e reprodutibilidade; autoridade individual e modelos colaborativos; teatralidade e performatividade; cultura material e quotidiano; função e técnica

4. Da paisagem aos ambientes imersivos do século XXI. Natureza e sujeito, visualizações e percepções: teorias da paisagem. Desdobramentos da earth art: espaço concreto, espaço idealizado, ambiente, território. Questionar o humano a partir de uma ética da natureza: da estética à aesthesis. 

Docente(s) responsável(eis)

Ana Catarina Rosendo de Sousa

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%

Bibliografia

BOURDIEU, Pierre, A distinção, Uma crítica social da faculdade do juízo [1979], Lisboa, Ed. 70, 2010

DANTO, Arthur, The transfiguration of the commonplace, Harvard University Press, 1981 

DUVE, Thierry de, Kant after Duchamp, Cambridge, The MIT Press, 1998

FRANK, Isabelle, ed., The theory of decorative art, Yale University Press, 2000

LATOUR, Bruno; LECLERQ, Christophe, Reset modernity!, Cambridge, The MIT Press, 2016  

MIRZOEFF, Nicholas, How to see the world, Londres, Penguin, 2015

RANCIÈRE, Jacques, Aisthesis, Paris, Galilée, 2011

SARDO, Delfim, O exercício experimental da liberdade, Lisboa, Orfeu Negro, 2017

SMITH, Paul; WILDE, Carolyn, ed., A companion to art theory, Oxford, Blackwell, 2002

STILES, Kristine; SELZ, Peter (ed.), Theories and documents of contemporary art, University of California Press, 1996

ROBERTS, David, The total work of art in European modernism, Nova Iorque, Cornell University, 2011