Questões Teóricas da Arte Contemporânea
1
2019-2020
02007051
Artes
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de história da arte e de filosofia moderna e contemporânea; Conhecimentos de inglês (leitura).
Métodos de Ensino
Sessões de carácter teórico e expositivo e de leituras comentadas, eventualmente coadjuvadas com imagens ou filmes. Apresentação e discussão, por parte dos alunos, de pesquisas e sínteses sobre temas e autores previamente acordados.
Resultados de Aprendizagem
Compreender a diversidade de modelos teóricos e de abordagens conceptuais à arte contemporânea a partir da compreensão, da interpretação e da formulação de juízos estéticos. Contextualizar a teoria da arte na história da arte e na recepção das práticas artísticas, articulando-a com os contributos de outras áreas do conhecimento, tais como a filosofia, a antropologia, a psicanálise, a sociologia e os estudos culturais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O que é e para que serve a teoria da arte. A experiência estética e a sua relação com a história (da arte). Interpretação, significado e agenciamento. Do belo ao interessante. Articulações e nexos: que teorias servem que práticas
2. Teorias vs práticas: formalismo modernista e viragem linguística da arte; autocrítica do medium e condição post-medium; autonomia da arte e arte enquanto experiência “interessada”. Os escritos dos artistas norte-americanos dos anos 1960-70
3. Reptos das artes menores: ornamento e “obra de arte total”. Originalidade e reprodutibilidade; autoridade individual e modelos colaborativos; teatralidade e performatividade; cultura material e quotidiano; função e técnica
4. Da paisagem aos ambientes imersivos do século XXI. Natureza e sujeito, visualizações e percepções: teorias da paisagem. Desdobramentos da earth art: espaço concreto, espaço idealizado, ambiente, território. Questionar o humano a partir de uma ética da natureza: da estética à aesthesis.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Catarina Rosendo de Sousa
Métodos de Avaliação
Avaliação continua
Trabalho de síntese: 30.0%
Trabalho de investigação: 70.0%
Bibliografia
BOURDIEU, Pierre, A distinção, Uma crítica social da faculdade do juízo [1979], Lisboa, Ed. 70, 2010
DANTO, Arthur, The transfiguration of the commonplace, Harvard University Press, 1981
DUVE, Thierry de, Kant after Duchamp, Cambridge, The MIT Press, 1998
FRANK, Isabelle, ed., The theory of decorative art, Yale University Press, 2000
LATOUR, Bruno; LECLERQ, Christophe, Reset modernity!, Cambridge, The MIT Press, 2016
MIRZOEFF, Nicholas, How to see the world, Londres, Penguin, 2015
RANCIÈRE, Jacques, Aisthesis, Paris, Galilée, 2011
SARDO, Delfim, O exercício experimental da liberdade, Lisboa, Orfeu Negro, 2017
SMITH, Paul; WILDE, Carolyn, ed., A companion to art theory, Oxford, Blackwell, 2002
STILES, Kristine; SELZ, Peter (ed.), Theories and documents of contemporary art, University of California Press, 1996
ROBERTS, David, The total work of art in European modernism, Nova Iorque, Cornell University, 2011