Curadoria de Exposições I

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02007049
Área Científica
Artes
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Inglês recomendados.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino serão de carácter expositivo (teórico), com análise de casos de estudo e textos de referência, e laboratorial (prático), na realização de workshops de curadoria, com discussão e apresentação de pesquisas realizadas pelos alunos, na análise de situações expositivas in loco, e no contacto directo com artistas e curadores. A relação com a Bienal de Arte Contemporânea e o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, e toda a rede de parcerias nacionais e contactos internacionais que o Mestrado em Estudos Curatoriais estabeleceu, amplia e fundamenta esta praxis metodológica.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer, compreender e assimilar a diversidade e a complexidade da prática da Curadoria, a sua genealogia e contornos actuais.

2. Identificar as diferentes áreas da prática curatorial, desde a selecção de obras, passando pela instalação, à comunicação, edição ou mediação.

3. Reflectir criticamente sobre as circunstâncias históricas, sociais e éticas que enformam a criação e o desenvolvimento de um projeto ou programa curatorial.

4. Estabelecer relações conscientes e traduzíveis em discurso entre obras e autores;

5. Desenvolver a capacidade de análise crítica sobre os contextos expositivos e os discursos curatoriais.

Estágio(s)

Não

Programa

Curare: História e Teoria da Curadoria I: genealogia e contextos; Gabinetes de Curiosidades (séc. XVI e XVII) e os Museus do séc. XVIII e XIX: colecção, conservação e memória; Why Have Art Museums? O Museu de Arte Moderna: o paradigma de Alexander Doerner e o modelo de Afred H. Barr; Da Curadoria e da Investigação: quando a atitude se torna forma: a curadoria enquanto prática investigativa; “My most important work as an artist begins: the creation of exhibitions”: O Artista Curador – de El Lissitzky à actualidade; Novas abordagens à prática curatorial: as décadas de 1960 e 1970; O Curador como Autor; O Curador independente: discursos e práticas; tipologias e modelos expositivos; Acção, contexto e mediação: considerações sobre Curadoria Educativa: Educational Turn; de Paul O´Neill ou Mick Wilson a Pablo Helguera; A Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra Anozero; Workshop de Curadoria I; Seminários e masterclasses com artistas e curadores.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Luísa Rito da Silva Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Assiduidade : 10.0%
Projecto: 45.0%
Trabalho de investigação: 45.0%

Bibliografia

REESA, Greenberg (ed.), Thinking about exhibitions. Londres: Routledge Press, 1996; MARTINON, Jean-Paul (ed.), The Curatorial: A Philosophy of Curating, London: Bloomsbury, 2013;O´NEILL, Paul, WILSON, Mick (Eds) Curating and the Educational Turn, London and Amsterdam: Open Edition and De Appel, 2010;O´NEILL, Paul, SHEIKH, Simon, STEEDS, Lucy, WILSON, Mick (Eds) Curating After the Global: Roadmaps for the Present, MIT Press, 2019; MARI, Bartomeu Marí, SUJONG, Song Sujong, SEONG EUN, Kim, The Curatorial in Parallax, What Museums Do, National Museum of Modern and Contemporary Art, Korea, 2018; BISHOP, Claire, Radical Museology: or What’s ‘Contemporary’ In Museums of Contemporary Art?, Koenig Books, London, 2013; BIRNBAUM, Daniel. & WALLENSTEIN, Sven Olov, Spacing philosophy: Lyotard and the idea of the exhibition. Berlin: Stenberg Press. 2019; BISMARCK, Beatrice Von (Ed.), Cultures of the Curatorial. Berlin: Sternberg Press,2012