Curadoria de Exposições I

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02007049
Área Científica
Artes
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Inglês recomendados.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino serão de carácter expositivo (teórico), com análise de casos de estudo e textos de referência, e laboratorial (prático), na realização de workshops de curadoria, com discussão e apresentação de pesquisas realizadas pelos alunos, na análise de situações expositivas in loco, e no contacto directo com artistas e curadores. 

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer, compreender e assimilar a diversidade e a complexidade da prática da Curadoria, a sua genealogia e contornos actuais.

2. Identificar as diferentes áreas da prática curatorial, desde a selecção de obras, passando pela instalação, à comunicação, edição ou mediação.

3. Reflectir criticamente sobre as circunstâncias históricas, sociais e éticas que enformam a criação e o desenvolvimento de um projeto ou programa curatorial.

4. Estabelecer relações conscientes e traduzíveis em discurso entre obras e autores;

5. Desenvolver a capacidade de análise crítica sobre os contextos expositivos e os discursos curatoriais 

Estágio(s).

Estágio(s)

Não

Programa

Curare: História e Teoria da Curadoria I: genealogia e contextos; Gabinetes de Curiosidades (séc. XVI e XVII) e os Museus do séc. XVIII e XIX: colecção, conservação e memória; Why Have Art Museums? O Museu de Arte Moderna: o paradigma de Alexander Doerner e o modelo de Afred H. Barr; Da Curadoria e da Investigação: quando a atitude se torna forma: a curadoria enquanto prática investigativa; “My most important work as an artist begins: the creation of exhibitions”: O Artista Curador – de El Lissitzky à actualidade; Novas abordagens à prática curatorial: as décadas de 1960 e 1970; O Curador como Autor; O Curador independente: discursos e práticas; tipologias e modelos expositivos; Acção, contexto e mediação: considerações sobre Curadoria Educativa: Educational Turn; de Paul O´Neill ou Mick Wilson a Pablo Helguera;Workshop de curadoria I: Práticas de Investigação Directa: Mesa de montagem (LAB)/ Practice Based Research; Seminários e masterclasses com artistas e curadores.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Luísa Rito da Silva Rodrigues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 10.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 45.0%
Projecto: 45.0%

Bibliografia

Bishop, Claire, "Radical Museology: or What’s ‘Contemporary’ In Museums of Contemporary Art?,Koenig Books, London, 2013; Bois, Yves-Alain, “Exposition: esthetique de la distraction, espace de demonstration”, Cahiers du Musée national d´art moderne, 29, 1989;  Bruno, Giuliana. Atlas of Emotion: Journeys in Art, Architecture and Film. New York: Verso, 2002; Filipovic, Elena (ed.), “The Artist as Curator: an Anthology”, Koenig Books, London, 2017; Fraser, Andrea, “Museum Highlights: a gallery talk”, October, 57, 1991; Graham, Bill, Cook, Sarah, 2010. Rethinking Curating. Cambridge Mass: MIT Press; Greenberg, Reesa ed al. (ed.) (1996). Thinking about exhibitions. Londres: Routledge Press; Groys, Boris. “Multiple Authorship”, in The Manifesta Decade. Debates on Contemporary Art Exhibitions and Biennials in Post-Wall Europe, edit by Barbara Vanderlinden and Elena Filipovic, Cambridge, MA: MIT Press, 2005;O'Neill, Paul, The Culture of Curating and the Curating of Cultures, MIT Press, 2012.